07 OUT 2022
Vigilância Epidemiológica disponibiliza vacina contra a raiva para cães e gatos

As famílias interessadas devem comparecer
à unidade para retirada do imunizante

Estão disponíveis na Vigilância Epidemiológica de Bariri doses de vacinas antirrábicas para cães e gatos. As famílias interessadas devem comparecer à unidade para retirada do imunizante que deverá ser aplicado pelo próprio dono do animal ou outra pessoa à sua escolha.

A vacina previne contra a raiva, uma infecção viral aguda que pode acometer animais e, também, os seres humanos que contraem a doença por uma mordida causada por animais infectados. O vírus que provoca a doença ataca o sistema nervosos central do hospedeiro, causando encefalite (inflamação no cérebro) e que evolui de forma bem rápida.

Segundo a diretora municipal de Saúde, Marina Prearo, a raiva é facilmente contraída, principalmente, por animais que vivem em locais com diversos exemplares silvestres.

“Pets que viajam para locais como sítios, chácaras, ou qualquer outra área que os deixam vulneráveis, também correm um grande risco. Por isso, é de extrema importância que a vacina antirrábica seja aplicada anualmente, pois assim os bichamos terão proteção contra essa doença potencialmente fatal”, informa Marina.

A diretora reforça que  a vacina antirrábica é ainda a única forma de prevenir a enfermidade e manter os pets saudáveis.

A Vigilância Epidemiológica de Bariri está localizada à Rua Campos Sales, 642. O atendimento é das 7 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.