01 SET 2022
SAÚDE
Kit Lanche começa a ser distribuído pela Prefeitura de Bariri neste dia 1º de setembro
Foto Noticia Principal Grande
A estimativa da Diretoria de Saúde é de que sejam entregues mais de dois mil kits lanche por mês, contando com pacientes e acompanhantes (Fotos: Silvana Paiva)

A estimativa da Diretoria de Saúde é de que sejam entregues mais de
dois mil kits lanche por mês, contando com pacientes e acompanhantes

A partir desta quinta-feira, dia 1º de setembro, o kit lanche será distribuído para pacientes e acompanhantes que necessitarem de transporte da Prefeitura de Bariri nas viagens relacionadas a tratamento de saúde em cidades da região.

Serão contemplados os pacientes que viajam para Jaú, Bauru, Botucatu, São Paulo, entre outras cidades. A estimativa da Diretoria de Saúde é de que sejam entregues mais de dois mil kits lanche por mês, contando com pacientes e acompanhantes.

A diretora da Saúde, Marina Prearo, informa que o kit lanche é para aqueles que saem muito cedo de suas casas, para consultas médicas ou exames, e ficam muito tempo sem se alimentar.

“O kit é composto por quatro itens e visa auxiliar os pacientes que se deslocam diariamente para exames, tratamentos oncológicos ou hemodiálise. Os kits são, inclusive, personalizados para os pacientes nas mais diversas especialidades. Quem faz hemodiálise, por exemplo, não pode ter o mesmo kit lanche de quem vai fazer uma tomografia. Todas as restrições e recomendações alimentares estão sendo observadas”, esclarece Marina.

Para o prefeito Abelardo Maurício Simões Filho, esta é uma iniciativa que há muitos anos era cobrada pela população. “Todos os dias, dezenas pessoas utilizam o transporte da Prefeitura de Bariri para várias cidades da região, onde realizam exames ou consultas. Há o caso de pacientes que não têm condições de levar alimentos ou dinheiro para comprar comida. Essa iniciativa vai ajudar muita gente a não passar dificuldades nas viagens”, explica o prefeito.

O kit lanche é regulamentado pela Lei Municipal 5144/2022, em atendimento ao requerimento 68/2021 do vereador Airton Pegoraro, que sugeriu a distribuição entre os pacientes de Bariri que viajam para cidades da região para tratamento médico.

Nesta quarta-feira (31), o prefeito Abelardo e o vice-prefeito, Fernando Foloni,  estiveram no Almoxarifado Central da Saúde para acompanhar a confecção dos kits lanche que estavam sendo preparados pela equipe da Saúde de Bariri.

Também nesta quarta-feira, o prefeito Abelardo e o vereador Airton estiveram reunidos com os motoristas da Diretoria de Saúde, responsáveis pela locomoção dos pacientes e, agora, também pela entrega do kit lanche. Na ocasião, o prefeito e o vereador agradeceram a colaboração dos motoristas para que medida dê certo junto aos pacientes beneficiados.

Agendamento prévio

A Diretoria de Saúde da Prefeitura de Bariri informa que o agendamento de transporte de pacientes para consultas e exames em unidades vinculadas ao SUS, deverá ser feito com 48 horas de antecedência e presencialmente no SOMA 1.

É necessário esclarecer que o agendamento fora desse prazo, poderá ser feito em casos urgentes, imprevistos e excepcionais, como quando o paciente for comunicado sobre consulta ou exame em cima da hora.

“Ninguém deixará de ser atendido, só estabelecemos o agendamento prévio para otimizar o trabalho, diminuir as possibilidades de erros e falhas e melhor atender a população. Mas, em casos excepcionais, o agendamento poderá ser efeito fora desse prazo também, presencialmente no SOMA 1”, reforça Marina.

Para o agendamento presencial e com antecedência, é necessário que o paciente apresente a guia da consulta médica ou do exame. Outra orientação é que, para qualquer alteração no agendamento, seja mudança de data ou de horário, seja comunicada presencialmente no SOMA 1, imediatamente.

O agendamento deverá ser feito presencialmente no SOMA 1, à Rua José Bonifácio, 189, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, com 48 horas de antecedência.