26 AGO 2022
Bariri terá Mutirão de Cirurgias Odontológicas sábado e domingo, dias 27 e 28
Foto Noticia Principal Grande
A previsão é de que sejam atendidos 125 pacientes da lista de espera da Diretoria de Saúde de Bariri

A previsão é de que sejam atendidos 125 pacientes
da lista de espera da Diretoria de Saúde de Bariri

O Centro de Especialidades Odontológicas, da Prefeitura de Bariri, realizará nos dias 27 e 28 de agosto, sábado e domingo, o Mutirão de Cirurgias Odontológicas.

O objetivo da ação é zerar, em curto período de tempo, uma grande fila de espera que surgiu em razão da pandemia da Covid-19 no município, quando não foi possível realizar os atendimentos.

Para o Mutirão, os pacientes cadastrados estão sendo triados pela Diretoria de Saúde até esta sexta-feira (26) com questionário de saúde, medicação prévia e tomada radiográfica.

A finalidade da triagem é o planejamento dos procedimentos a serem realizados pelos profissionais Karita Danielle Digiere Pomponi e Henrique Mendes Silva,  do Centro de Especialidades Odontológicas. Também haverá atendimento pela médica odontológica Ana Caroline Digiere Pomponi, funcionária da Prefeitura de Araraquara e que prestará seus serviços de forma voluntária, enriquecendo ainda mais o Mutirão de Cirurgias Odontológicas de Bariri.

As cirurgias ocorrerão das 7 às 12 horas e das 13 às 17 horas, no sábado e no domingo.

A diretora de Saúde, Marina Prearo, informou que todos os pacientes foram agendados de acordo com a complexidade de seus procedimentos. “Serão atendidos pacientes de Bariri e de Itaju, os quais foram chamados da fila de espera. A maioria deles se submeterá aos procedimentos de cirurgias dos dentes do siso”, afirma Marina.

A coordenadora do Centro de Especialidades Odontológicas, Karita Danielle Digieri Pomponi, esclarece que nem sempre a extração dos dentes do siso é necessária. “Mas, em alguns casos, os dentes do siso podem tornar-se em problema bem antes de irromperem”, disse.

Os encaminhamentos para o Mutirão foram, então, realizados pelos dentistas da rede pública e os casos foram agendados para cirurgia quando o dente não irrompeu plenamente ou foi incapaz de irromper por falta de espaço na região.

“Também é feita a remoção quando há infecção, cáries que não permitem a remoção seguida da restauração, em presença de cistos, tumores ou outras patologia, ou simplesmente por provocar danos junto aos dentes vizinhos”, esclarece Karita.

No total, foram contatados 125 pacientes da lista de espera e que não puderam ser atendidos por causa da pandemia da Covid-19. “Serão dois dias de muito trabalho, mas esperamos zerar essa demanda que existe em Bariri”, destaca a diretora Marina Prearo.