22 AGO 2022
Saúde de Bariri integra “Semana Estadual de Enfrentamento do Escorpião”

Ações serão realizadas até sexta-feira (26), visando
mobilizar os serviços de educação e profissionais de saúde
para intensificação de ações e atividades de prevenção

A Diretoria de Saúde da Prefeitura de Bariri promoverá ações como parte da “Semana Estadual de Enfrentamento do Escorpião”, a partir desta segunda-feira (22) até o dia 26 de agosto, próxima sexta-feira.

A diretora de Saúde, Marina Prearo, informou que o objetivo das atividades é mobilizar os serviços de educação e profissionais de saúde para intensificação de ações e atividades de prevenção do acidente e atendimento oportuno, principalmente de crianças.

“O escorpião é um animal originalmente de mata, mas se adaptou ao meio urbano devido à ocupação humana, que vem invadindo hábitats dos escorpiões e facilitando a disponibilidade de abrigo em terrenos baldios com acúmulo de entulho e lixo, e de alimento em abundância, como baratas”, esclarece a diretora.

Outro fator é que as alterações climáticas, por sua vez, têm elevado a temperatura favorecendo uma maior atividade e reprodução desses animais e, em particular, do Tityus serrulatus, por sua característica partenogenética, que consiste na produção de filhotes sem que haja fecundação do óvulo.

*_População vulnerável_*

O grupo etário mais vulnerável ao óbito em decorrência da picada do escorpião são crianças até 10 anos. Outros grupos vulneráveis à ocorrência da picada são os trabalhadores da construção civil, de madeireiras, transportadoras e distribuidoras de hortifrutigranjeiros, que manuseiam objetos e alimentos onde os escorpiões podem estar alojados. Também são vulneráveis as pessoas que permanecem grandes períodos dentro de casa como acamados ou com restrições de mobilidade ou idosos.

Sinais e Sintomas

A dor local é um sintoma que aparece logo após a picada, em 100% dos casos. Em crianças ocorrerá choro abrupto e intenso, devido à dor. Normalmente a criança está brincando ou dormindo.

Além da dor, ocorrerá agitação, ofegância e respiração e batimentos cardíacos aumentados. Poderá ocorrer, ainda, no local da picada, sintomas como formigamento/dormência, aumento da temperatura, inchaço leve, vermelhidão, arrepio dos pelos e suor. Se a picada for na mão ou no pé, que são os principais locais acometidos, esses sinais podem irradiar para parte ou  todo o braço ou perna.

Posteriormente a estes sintomas, poderão ocorrer, principalmente em crianças até 10 anos, aumento do suor pelo corpo, vômitos (poucos ou muitos), agitação (devido à ansiedade, medo e dor) alternada com sonolência, tremores, produção excessiva de  saliva (começa a babar).

Por vezes, após a picada, vem a dor, a agitação, o choro abrupto e intenso e o vômito já em seguida, sem que ocorra ou se perceba qualquer outro sintoma citado acima.

Portanto, se esses sintomas ocorrerem (não necessariamente todos os sintomas, mas parte deles), mesmo que não se tenha visto o escorpião, deve-se pensar em acidente escorpiônico e correr com a pessoa acidentada (principalmente crianças) para o atendimento médico.

Onde procurar atendimento médico após um acidente por escorpião?

Para crianças até 10 anos: Deve-se procurar o mais rapidamente possível a unidade de saúde referência para o atendimento de acidente com escorpião (PESA). Devido ao potencial de gravidade neste grupo etário, a unidade de saúde indicada é a Santa Casa de Misericórdia de Bariri, localizada à Av. Cel. Antônio José de Carvalho, 409, telefone (14) 3662 6522.

Para os demais pacientes: Deve-se procurar o mais rapidamente possível o serviço de saúde mais próximo, preferencialmente um pronto atendimento, pronto socorro ou hospital.