19 AGO 2022
Prefeitura de Bariri inaugura sala odontológica do PSF III
Foto Noticia Principal Grande
A sala odontológica do Posto de Saúde da Família III, do bairro Vila Conceição de Bariri, foi inaugurada nesta semana (Fotos: Silvana Paiva)

De acordo com a diretora municipal de saúde, Marina Prearo,
foram 14 anos de espera pela sala de odontologia no PSF III

A sala odontológica do Posto de Saúde da Família III, do bairro Vila Conceição de Bariri, foi inaugurada nesta semana. Até então, o atendimento odontológico no município, inclusive dos usuários do PSF III, era feito exclusivamente no Centro de Especialidade Odontológicas - CEO.

De acordo com a diretora municipal de saúde, Marina Prearo, foram 14 anos de espera pela sala de odontologia no PSF III, sendo que alguns equipamentos estavam comprados e encaixotados há pelo menos quatro anos, como a cadeira odontológica por exemplo .

“Agora, no PSF III, temos equipamentos de última geração para atender a população. E conseguimos instalar outros equipamentos que já tinham sido adquiridos e estavam encaixotados até hoje”, completou Marina.

Além disso, a diretora informou que outra novidade para a população de Bariri é que no local também foi instalado o primeiro escovódromo da cidade, voltado à saúde bucal das crianças.

Para a coordenadora odontológica da Diretoria de Saúde, Karita Pomponi, a criação da sala é uma missão cumprida para o município. “Agora abriremos as portas do consultório novo aos munícipes”.

Karita também conta que dos equipamentos, os que são novos foram solicitados à municipalidade e foram entregues conforme as especificações pedidas, sendo todos de última geração. Entre eles estão o aparelho de ultrassom, jatos de bicarbonato, aparelho de fotopolimerizador sem fio, autoclave, raio-X e outros. “Temos estrutura também agora, para fazer o teste biológico que garante qualidade de esterilização“.

O vice-prefeito Fernando Foloni, presente na ocasião representando o prefeito Abelardo Maurício Simões Filho que estava em viagem a São Paulo, relatou que foram investidos mais de R$ 1,5 milhão na saúde básica do município até o momento.

“Esta sala odontológica é fruto de um trabalho sério e transparente que vem beneficiar a população que tanto precisa, principalmente os idosos dos bairros próximos que têm dificuldade de se locomover ao Centro de Especialidades Odontológicas”, completou.

Para a médica do PSF III, Adriana Barbosa, a instalação da sala odontológica no local representa as muitas conquistas na área da Saúde nos dias de hoje, com a as ações da atual gestão municipal.

“Agora tem médicos em todas as unidades, e agora vai alavancar, porque antes o problema nosso era falta de médico, falta de enfermeiro, e os agentes de saúde e técnicos não conseguiam trabalhar do jeito que tinha que trabalhar. Hoje todos os PSFs estão com a equipe formada  e agora os quatro PSFs vão andar do jeito que tem que ser. E com as unidades funcionando, vai desafogar a Santa Casa”, destacou.

Para a inauguração da sala odontológica, estiveram presentes o vice-prefeito de Bariri, Fernando Foloni, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Anai Simões,  o presidente da Câmara Municipal, Benedito Franchini, e o vereador Airton Pegoraro, a diretora municipal de Saúde, Marina Prearo, a chefe de Gabinete, Irene Chagas, a diretora de Ação Social, Suzane Dinis, a dentista e responsável pelo Centro de Especialidades Odontológicas Karita Pomponi, a dentista Marisa Piotto, e a médica Adriana Barbosa, servidores do PSF III, a imprensa local, entre outros.