28 JUL 2022
CULTURA
Lei Paulo Gustavo: Cadastro de Artistas e Profissionais de Arte e Cultura é iniciado em Bariri

O Setor de Cultura da Prefeitura de Bariri está fazendo um mapeamento
de artistas e profissionais de Arte e Cultura que atuam no município

Bariri iniciou o cadastro de artistas e de profissionais de arte e cultura para a aplicação da Lei Paulo Gustavo que prevê a liberação de incentivo financeiro para a recuperação do setor cultural, depois da pandemia. O nome da Lei foi escolhido em homenagem ao ator Paulo Gustavo, que morreu em maio de 2021, em decorrência da pandemia de Covid-19.

O Setor de Cultura da Prefeitura de Bariri está, então, fazendo um mapeamento de artistas e profissionais de Arte e Cultura que atuam no município. É necessário que os artistas da cidade respondam a um questionário, para assim se obter indicadores culturais de Bariri para execução da Lei Paulo Gustavo de incentivo à cultura.

O cadastro é pelo seguinte link: https://bit.ly/cadastrocmpcbariri.  O espaço  possui informações sobre a Lei Paulo Gustavo, assim como espaço para sugestões e dúvidas sobre a execução do processo aqui em Bariri.

Se você é artista, produtor cultural e atua no setor, participe da construção do planejamento para execução da lei. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 3662 - 5344 ou pessoalmente no Centro Cultural Mário Fava, localizado à Avenida Dr. José Jorge Resegue n.º 687.

Sobre a Lei Paulo Gustavo

Criada para incentivar a cultura e garantir ações emergenciais, a Lei Paulo Gustavo é uma forma de atenuar os efeitos econômicos e sociais da pandemia da Covid-19. A pandemia impactou significativamente o setor cultural nos últimos dois anos, sendo um dos últimos a retomarem as atividades.

A execução da nova legislação de fomento à cultura também deve assegurar mecanismos que estimulem a participação e protagonismo de mulheres, negros, indígenas, povos tradicionais, pessoas LGBTQIAPN+ e com deficiência.

Seu nome é homenagem ao ator que morreu de Covid-19 em maio de 2021, aos 42 anos. Entre os trabalhos de Paulo Gustavo está a interpretação de Dona Hermínia, no monólogo teatral “Minha mãe é uma peça”, também adaptado para o cinema.