20 JUL 2022
SAÚDE
Enfermeiros da Atenção Primária de Bariri participam de curso de teste rápido para IST’s
Foto Noticia Principal Grande
"Em Bariri, todas as equipes estão capacitadas para realização dos testes e para aconselhamento dos pacientes que procurarem o serviço”, informa a diretora da Saúde, Marina Prearo (Fotos: Saúde de Bariri)

“Em Bariri, todas as equipes estão capacitadas para realização
dos testes e para aconselhamento dos pacientes que procurarem
o serviço”, informa a diretora da Saúde, Marina Prearo

A equipe de enfermagem da Rede de Atenção Primária de Bariri participou de curso para realização de teste rápido para infecções sexualmente transmissíveis - ISTs, entre elas sífilis, HIV e  hepatites B e C.  O treinamento foi realizado pela Vigilância Epidemiológica de Bariri sob a coordenação da multiplicadora Maria José Anello.

O curso aconteceu em duas etapas. A primeira foi a realização de aulas teóricas on-line. Já a segunda contou com aulas práticas ocorridas nos dias 12, 13 e 15 últimos, realizadas na Sala dos Conselhos da Diretoria de Ação Social.

De acordo com a diretora municipal de saúde, Marina Prearo, a ação é de extrema importância para identificação  precoce das IST’s. “Agora, em Bariri, todas as equipes estão capacitadas para realização dos testes e para aconselhamento dos pacientes que procurarem o serviço”, informa Marina.

As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. Elas são transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal ou anal) sem o uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja infectada.

A transmissão de uma IST pode acontecer, ainda, da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação. De maneira menos comum, as IST também podem ser transmitidas por meio não sexual, pelo contato de mucosas ou pele não íntegra com secreções corporais contaminada.

“Investimos na capacitação constante da nossa equipe porque todas as pessoas sexualmente ativas devem realizar os testes rápidos para a detecção de HIV, sífilis, hepatites B e C, que são essenciais para a ampliação do acesso da população aos diagnósticos precoces e aos tratamentos. O teste fica pronto em trinta minutos, sem a necessidade de estrutura laboratorial, e temos testagem rápida e preservativos gratuitos disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde de Bariri. A atenção integral às pessoas com IST e às parcerias sexuais, no momento adequado e oportuno, interrompe a cadeia de transmissão dessas infecções e melhora a qualidade de vida das pessoas”, orienta a diretora Marina Prearo.