14 JUL 2022
Bariri promove campanha de doação de sangue, dia 28 de julho

A coleta será realizada no Postinho Verde, o PSF 2, nos altos da cidade

Com a chegada do inverno, os bancos de sangue sofrem uma baixa significativa de doações. Pensando nisso, o Hemonúcleo Regional de Jaú, em parceria com o Lions Clube de Bariri, promoverá campanha de doação de sangue em Bariri, no dia 28 de julho.

Com apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Diretoria de Saúde, a coleta será realizada das 18h às 20h30, nas instalações do PSF 2, o Postinho Verde, localizado na Avenida Padre João Eid, 500.

Para fazer a doação, é necessário apresentar um documento com foto, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos, possuir boas condições de saúde e estar alimentado. Os menores de 18 anos só poderão realizar o procedimento se estiverem acompanhados de um representante legal.

A recomendação é para que o doador esteja descansado, não tenha ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação e não esteja de jejum.

A diretora de Saúde de Bariri, Marina Prearo, esclarece que o volume de doações de sangue costuma cair nessa época do ano porque as pessoas ficam resfriadas e têm dificuldade para sair de casa por conta da baixa temperatura. “Outro fator é que em julho tem as férias escolares, as pessoas viajam, contribuindo também para que esta seja a época de maior crise para a doação de sangue”, explica Marina.

Ainda assim, a diretora de Saúde destaca que, mesmo que o inverno seja um convite ao recolhimento, é preciso reforçar que a doação de sangue não pode parar. “Afinal, os tratamentos continuam e há milhares de pacientes que dependem de transfusão. Não deixe o frio afastá-lo da doação de sangue”, solicita Marina Prearo.