13 JUN 2022
SAÚDE
Saúde de Bariri faz campanha de doação de Sangue como marco deste “Junho Vermelho”

O dia 14 de junho é o dia Mundial do Doador de Sangue

Neste dia 14, terça-feira, em horário especial, das 18 horas às 20h30, será realizada uma campanha para doação de sangue, como marco do “Junho Vermelho”.

A ação acontecerá no Posto de Saúde da Família 2 “Nassima Buassada”, localizado na rua Padre Joao Eid, 500.

A diretora municipal de Saúde, Marina Prearo, desataca que essa campanha é de extrema importância para o Hospital Amaral Carvalho, uma vez que as coletas sempre têm queda considerável nesta época do ano, com a temperatura mais baixas.

“Este dia 14 de junho é o dia Mundial do Doador de Sangue. Por isso, o mês de junho foi destacado para conscientizar e incentivar a população sobre a importância de ser um doador. Devido aos períodos de Outono e Inverno, épocas em que há um aumento das infecções respiratórias, as doações estão em baixa. Daí a necessidade do estimulo às doações permaneçam em todas as épocas do ano”, esclarece Marina Prearo.

Para ser um doador, basta a pessoa:
  • Estar em boa condição de saúde;
  • Ter se alimentado pelo menos três horas antes da doação;
  • Apresentar idade entre 16 e 69 anos;
  • Pesar mais de 50 quilos;
  • Dormir ao menos quatro horas antes da doação e se apresentar descansado;
  • 15 dias após resultado positivo de Covid-19;
  • Se recebeu a vacina da Covid-19, aguardar sete dias para doação de sangue;
  • Se recebeu a vacina da gripe, aguardar 72 horas para doação de sangue
  • Se teve dengue, aguardar 30 dias;
  • Não ter feito tatuagem no último ano;
  • Após um ano de amamentação para doação de sangue.

“Todos devem entender a importância da doação contínua, se isso acontecesse, raramente os postos de coletas teriam seus estoques em escassez”, afirma a diretora de Saúde de Bariri.

No mês de junho, é realizada em todo território nacional a campanha do Junho Vermelho, um mês voltado à conscientização sobre a importância da doação de sangue.

Doação de Sangue – Dia Mundial do Doador de Sangue

Data: 14 de junho de 2022
Horário: Das 18 horas às 20h30
Local: PSF 2 “Nassima Buassada”, localizado na rua Padre Joao Eid, 500, em Bariri.