01 JUN 2022
ADMINISTRATIVO
Prefeitura de Bariri lança o Programa “Cidade Sem Papel”

O programa é destinado à produção, gestão, tramitação,
armazenamento, preservação, segurança e acesso a documentos
e informações que serão arquivadas em ambiente digital

A partir deste dia 1º de junho, a Prefeitura de Bariri vai instituir, no âmbito da administração pública municipal, o Programa Cidade Sem Papel, destinado à produção, gestão, tramitação, armazenamento, preservação, segurança e acesso a documentos e informações que serão arquivadas em ambiente digital de gestão documental.

A mudança vai impactar diretamente a rotina dos servidores públicos baririenses, pois não serão feitos mais nenhum novo processo interno da prefeitura com o uso de papel. Para isso, todos os procedimentos eletrônicos foram disponibilizados a cada Diretoria Municipal e os processos passaram a ser iniciados sem papel.

Os cidadãos de Bariri também vão ter acesso à transformação digital que acontecerá na Prefeitura, pois serão franqueados a alguns serviços através do portal on-line. A ideia é deixar o uso dos processos do “Prefeitura Sem Papel” mais fáceis para os munícipes.

É importante ressaltar que a implantação do ambiente digital de gestão documental junto aos órgãos da Administração Pública será feita gradualmente e compreenderá pontos como a assinatura digital, modalidade de assinatura eletrônica que utiliza algoritmos de criptografia e permite aferir, com segurança, a origem e a integridade do documento;  autenticação, que é o processo eletrônico que permite a identificação eletrônica de uma pessoa natural ou jurídica; assinatura eletrônica em que os dados em formato eletrônico que se ligam ou estão logicamente associados a outros dados em formato eletrônico e que são utilizados pelo signatário para assinar; certificado digital que é o atestado eletrônico que associa os dados de validação da assinatura eletrônica a uma pessoa natural ou jurídica; entre outros.

Prefeitura Sem Papel
O projeto Prefeitura Sem Papel de Bariri é uma solução tecnológica adotada para automação dos processos administrativos, visando produzir documentos e processos eletrônicos com segurança, transparência, economicidade, sustentabilidade ambiental e, sempre que possível, de forma padronizada.

Entre os benefícios do Programa Cidade Sem Papel estão:

- possibilitar maior eficácia e celeridade aos processos administrativos;
- assegurar a proteção da autoria, da autenticidade, da integridade, da disponibilidade e da legibilidade de documentos digitais;
- assegurar a gestão, a preservação e a segurança de documentos e processos eletrônicos no tempo.

Depois de lançado o Programa, a gestão de documentos do Município Bariri deve ser realizada exclusivamente por meio do memorando eletrônico, ofício eletrônico e protocolo eletrônico.  A finalidade do memorando eletrônico é formalizar a gestão de documentos internos, quando se tratar de assuntos simples ou rotineiros, em especial para solicitar execução de atividades, solicitar compras, agendar reuniões, solicitar informações, encaminhar documentos, solicitar providências rotineiras ou solicitar pareceres.

Durante o mês de maio, os servidores da Prefeitura de Bariri receberam treinamento para a implantação do sistema.

Para os interessados em conhecer o Cidade Sem Papel, o Decreto número 5751/2022 que institui o programa será publicado no Diário Oficial da Prefeitura, neste dia 1º de junho.