30 ABR 2022
Aluna de Bariri é premiada Concurso Nacional da Lei Maria da Penha

Giovana Zanôni Benatti teve orientação da professora Édi Maria Canhetti e colaboração dos estudantes do 1º e 2º anos do Ensino Médio do Coeba

Na quarta-feira (27), a baririense Giovana Zanôni Benatti foi premiada no 8º Concurso Nacional de Curtas sobre a Lei Maria da Penha.

Giovana é aluna da Cooperativa Educacional de Bariri (Coeba) e produziu um vídeo, sob a orientação da professora Édi Maria Canhetti. Diante do elevado número de curtidas que o vídeo recebeu nas redes sociais, Giovana foi a vencedora da região Sudeste.

Outros quatro vídeos também foram vendedores das demais regiões do estado de São Paulo e a premiação aconteceu nesta quarta-feira, na Câmara dos Deputados, em Brasília.

A mensagem que inspirou a aluna na produção do vídeo diz respeito a muitas mulheres que são vítimas de violência, porém não denunciam a agressão. A ideia é que essas mulheres procurem ajuda e apoio, já que são amparadas pela Lei Maria da Penha. Diz a mensagem:

“Eu sou a Maria; eu sou a Joana; a Débora; a Eva; e a Luana. Eu sou a Marta; eu sou a Larissa. Eu me calei desde a primeira agressão. A sua história não acaba aqui; você pode falar. Sabe aquela ajuda que eu dispensei? Aceite, eu estou morta; minha filha está morta. Mas você pode dizer ‘não’; você pode desistir; você pode ir embora. Você tem família e, se não tiver, você tem a você; você tem força para lutar. E você tem a Lei Maria da Penha para te amparar”.

Como estímulo ao protagonismo juvenil diante da classificação do vídeo de Giovana em nível estadual, a Cooperativa Educacional de Bariri diz que seu compromisso educacional é o “de impulsionar a reflexão crítica entre os jovens estudantes sobre a prevenção e o combate à violência contra a mulher”.

Para a produção do vídeo, além da participação de Giovana Zanôni Benatti e da orientação da professora Édi Maria Canhetti, também houve a colaboração dos alunos Helena Ticianeli Della Coletta, Luís Fellipe Bueno Giacon, Heloísa Ticianeli Hajj, Lívia Oréfice Demétrio, Fernanda Oréfice Demétrio e Vinícius De Antonio Camillo, todos estudantes do 1º e 2º anos do Ensino Médio do Coeba.