33º Previsão para hoje (02 de maio) 02 de maio
11 MAR 2022
Castração de cães e gatos de famílias de baixa renda acontece no domingo, 13

Será neste próximo domingo, dia 13, em Bariri, a castração de 50 cães e 100 gatos, fêmeas e machos. As cirurgias dos cães acontecem entre 7h30 e 10 horas e a dos gatos entre 13 e 14 horas.A ação acontece por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Bariri, via Diretoria de Saúde, e a ONG Gaari, que viabilizou o cadastro e a seleção prévia de famílias de baixa renda.

No domingo, a ONG Gaari oferecerá Informações aos donos dos bichanos no pré-operatório; estrutura no local com mesas, cadeiras, balcão de informações, tendas e som; informações pós-operatório e acompanhamento via WhatsApp; medicamentos pós-operatório (antibiótico, anti-inflamatórios e pomada cicatrizante); além da equipe de veterinários e técnicos com 16 integrantes especializados com mais de 45 mil cirurgias de castrações já realizadas.

Já a Prefeitura de Bariri vai oferecer o local para a instalação do ônibus da ONG Gaari que será na Praça da Juventude, alimentação e hospedagem para a equipe da organização.

Lembrando que são necessidades e obrigações do proprietário do animal assinar termo de responsabilidade, levar o animal com 8h em jejum completo e ter colar ou colete cirúrgico para o pós-operatório.

Para o prefeito Abelardinho, que viabilizou a parceria junto à ONG Gaari, a castração gratuita de animais de pequeno porte é uma forma de atender as famílias de baixa renda e também uma medida para controlar a população de cães e gatos no município.

“A castração de cães e gatos não é algo que custa barato e visamos, assim, possibilitar que, nessa primeira ação, algumas famílias de Bariri, tenham acesso à medida. Quando castrados, esses animais não criam filhotes. Isso evita o abandono de novos animais nas ruas e evita também a proliferação de zoonoses”, explica o prefeito Abelardinho.