10 MAR 2022
Bariri não tem casos notificados de dengue desde janeiro
“O cidadão é nosso principal parceiro no combate à dengue. Não tem como o poder público agir sozinho”, afirmou a diretora da Diretoria de Saúde, Marina Prearo.

Do início de janeiro até esta quinta-feira (10), o município de Bariri não tem casos notificados de dengue.

Para manter este quadro, a diretora municipal de Saúde, Marina Prearo, atribui o desempenho da Vigilância Epidemiológica, com os agentes comunitários de saúde e agentes de endemias, em mutirão, para o combate ao mosquito Aedes aegypti nos bairros da cidade.

A ação foi feita por uma equipe de aproximadamente 20 pessoas até o início de março, com a verificação de quintais e orientação aos moradores. Os bairros que receberam o mutirão foram o Industrial, Santa Helena, Livramento e Cidade Jardim, com base no índice de infestação da cidade.

“Na verdade, nós começamos o combate à dengue antes que a transmissão da doença iniciasse. Como tínhamos os dados do índice larvário da cidade, sabíamos em quais bairros o problema era maior. Então, foram os lugares que começamos a fazer a prevenção”, informou a diretora de Saúde.

Outra parceria destacada por Mariana Prearo é a participação da comunidade de Bariri, na manutenção dos quintais limpos e livres dos criadouros do mosquito da dengue.

“As equipes, nas visitas casa a casa, orientaram o cidadão que é o nosso principal parceiro, pois dependemos das pessoas manterem suas casas livres dos criadouros do mosquito da dengue. Não tem como o poder público agir sozinho. Fizemos as buscas casa a casa, fumacê, mutirão por quatro sábados, orientação, fomos à imprensa. A população contribuiu e tem que continuar contribuindo, cada um fazendo sua parte”, ponderou Marina Prearo.