05 JUN 2018
PAT
Mais uma turma do “Time do Emprego” é encerrada em Bariri

No dia 24 de maio, participantes do Programa Time do Emprego, gerenciado pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT) e desenvolvido pela Prefeitura de Bariri, por meio da Diretoria de Desenvolvimento Econômico, receberam seus certificados.

Este foi o último, da série dos 12 encontros, do programa da 2ª turma do ano de 2018. As aulas ministrados pela facilitadora Myrella Soares da Silva foram realizadas nas instalações da Escola Municipal de Formação Profissional “Francisco Leone” de Bariri. Ao todo, o programa contou com 25 inscritos. Desse total,  18 concluíram o curso e outros dois foram inseridos no mercado de trabalho, o que contabilizou um aproveitamento de 20 participantes.

Com o nome criado durante os encontros, os participantes do "Os Tigrões - determinados a vencer" aprenderam diversas dinâmicas de convivência, trabalho em equipe, elaboração de currículo, postura nas entrevistas entre outros aspectos.

Ao final do programa, os alunos realizaram a Campanha “Corações Solidários” e escolheram uma entidade do município para receber doações coletadas pelos próprios participantes do programa. A entidade escolhida foi o Lar Vicentino. Os materiais arrecadados e encaminhados foram papel higiênico (324 rolos), sabão em pó (70,5kg), sabonete líquido (39 litros), shampoo (30 litros), além de variados produtos de limpeza e higiene pessoal. Mediante o grande volume de produtos arrecadados, outras duas entidades também foram beneficiadas. Os produtos foram entregues ao projeto Focinho Carente e Projeto Paz. Já os alimentos arrecadados foram doados a uma família em situação de vulnerabilidade social. A entrega de todos os itens foi realizada no dia 25 de maio. A empatia envolve três componentes: afetivo, cognitivo e reguladores de emoções. O componente afetivo baseia-se na partilha e na compreensão de estados emocionais de outros. Tal característica é muito procurada no mercado de trabalho, a ação solidária possibilita aos participantes exercitar essa habilidade de maneira prática e efetiva.

Na mesma data, os participantes visitaram as instalações da empresa Frisokar Metal, onde conheceram o funcionamento da linha de produção, as normas e qual o perfil dos profissionais que a empresa busca, reafirmando o que eles aprenderam durante o curso. Também foi uma oportunidade para a empresa conhecer o trabalho do Time, o que pode favorecer, futuramente, uma possível  parceria.

A tendência do Time do Emprego é criar uma ponte entre as empresas e os participantes, através de um banco de dados e disponibilizar os currículos de acordo com a vaga oferecida.

Os interessados em participar das próximas turmas devem comparecer à escola Senai de Bariri, localizada na Av. XV de Novembro, nº 196, munidos de RG, CPF e comprovante de residência. Para se inscrever é necessário estar desempregado ou à procura do primeiro emprego e ser maior de 16 anos. Para mais informações entre em contato pelo telefone 3662-4544.