09 AGO 2017
ADMINISTRATIVO
Jovens prestam juramento à bandeira e recebem certificado de dispensa militar

Os jovens nascidos em 1999 e anos anteriores que se alistaram em 2017, realizaram o compromisso à Bandeira, na manhã desta quarta-feira, dia 9, às 10 horas, na Quadra Coberta "Conrado Migliorini" no Clube Municipal.

O juramento à bandeira é uma cerimônia prevista no artigo 217 do Regulamento da Lei do Serviço Militar, em que o cidadão assume, diante do símbolo máximo da Pátria, o compromisso de estar à disposição do Exército Nacional em convocações emergenciais.

O ato contou com a presença do Prefeito de Bariri, Paulo Henrique Barros de Araujo; do presidente da Câmara Municipal de Bariri Vagner Mateus Ferreira, o Vaguinho; do Vereador Luis Carlos de Paula, o Paraná; do Delegado de Serviço Militar - 5ª Del.SM/5ª CM, 1º Tenente Claudiney Alves Franco; do 1º Ten PM, Alexandre Magno Urbano; do 2º Sgt PM, Wilton; do 2º Sgt PM do Corpo de Bombeiros, Lindomar; e do chefe de unidade da Junta de Serviço Militar de Bariri, Eduardo de Pauli Galizia.

No final da solenidade, a Junta de Serviço Militar realizou a entrega dos certificados de dispensa de incorporação (CDI). Ao todo, 213 jovens participaram da solenidade.

Serviço Militar

O decreto de Nº 57.654, de 20 de janeiro de 1966 que regulamenta a lei do Serviço Militar (Lei nº 4.375, de 17 de agosto de 1964), retificada pela Lei nº 4.754, de 18 de agosto de 1965 prevê que no primeiro semestre do ano em que completar 18 anos de idade, todo cidadão brasileiro, do sexo masculino, residente no exterior, deve apresentar-se nas repartições consulares brasileiras para o alistamento militar.

Símbolo

A Bandeira Nacional é um dos mais importantes e conhecidos símbolos da pátria. O símbolo foi adotado pelo decreto nº. 4, de 19 de novembro de 1889, com as modificações feitas da Lei nº. 5.443, de 28 de maio de 1968 e Lei nº. 8.421 de 11 de Maio de 1992. Alterações são realizadas sempre que um Estado é criado, ou extinto.

A Junta de Serviço Militar de Bariri fica localizada à Rua Francisco Munhoz Cegarra n.º 589, anexo ao Terminal Rodoviário. Mais informações através do telefone (14) 3662-1968.