02 AGO 2017
Administração Municipal realiza destinação correta de resíduos

A Administração Municipal, preocupada com o meio ambiente e qualidade da saúde da população, realizou na tarde desta quarta-feira (2), a destinação correta dos resíduos do serviço de saúde (RSS) (popularmente conhecido como lixo hospitalar), que foram encontrados na zona rural do município no último dia 31.

Após denúncia de moradores sobre um descarte inadequado de lixo hospitalar em uma área localizada no bairro rural Paraíso, na manhã desta segunda-feira (31), os servidores realizaram a coleta do material e armazenaram em local isolado e com acesso restrito no Barracão Municipal.

Em uma ação conjunta com as diretorias da Administração Municipal, foi realizado o registro do Boletim de Ocorrência e a contratação imediata de uma empresa especializada, devidamente aprovada pela CETESB (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) para dar fim, de maneira correta, nos resíduos que foram descartados de maneira ilegal/criminosa na área rural do município.

A Cheiro Verde Comércio de Material Reciclável Ambiental Ltda-EPP de Bernardino de Campos-SP, por solicitação da Administração, realizou na tarde desta quarta-feira (2), a pesagem dos bags, totalizando 200 kg. A coleta, transporte e destinação final dos resíduos foi realizada mediante incineração/esterilização de Resíduos de Serviço de Saúde – RSS - que foram recolhidos e armazenados no Barracão Municipal na forma da Resolução do CONAMA nº 358/2005 e Resolução SMA Nº 033/2005.

Portanto, os RSS encontrados na área rural não pertencem ao Governo Municipal e não devem ser depositados de forma inadequada em qualquer área e sim através de uma destinação ambientalmente correta.

Ainda, o chefe do setor de Meio Ambiente Sincler Policarpo, afirmou que já existe uma nova área a ser licenciada para destinação dos resíduos provenientes da construção civil (entulho) e galhos de árvores, conforme especificações previstas pela CETESB, mostrando a dinâmica do Planejamento Ambiental, contidos no Plano Municipal de Resíduos Sólidos do município. “A área onde foi encontrado os RSS, localizada no bairro rural Paraíso, receberá recuperação e manutenção ambiental visando manter a qualidade do solo, dentro das recomendações exigidas pelo órgão competente”, completa Sincler Policarpo.

O Setor de Infraestrutura informa que continua realizando buscas no local para verificar se há indícios de novos materiais e realizar os procedimentos adequados. Os servidores municipais informam que novos resíduos estão sendo depositados de forma clandestina e irregular no local em horários alternados que os agentes públicos realizam vistoria no local. A Administração Municipal repudia esse tipo de descarte irregular e está tomando providências para identificar os possíveis responsáveis.

De acordo com o Paulo Henrique Barros de Araujo, "a Administração Municipal vem trabalhando para melhorar a qualidade de vida dos baririenses e está buscando soluções para o descarte incorreto dos resíduos produzidos, tais ações irá auxiliar no combate ao descarte irregular desses materiais na cidade, dando a destinação correta aos resíduos sólidos”, comentou o prefeito.

Denuncie!

O descarte irregular de resíduos do serviço de saúde (RSS) e lixo em locais sem autorização do Setor de Meio Ambiente é considerado crime ambiental sujeito a multa em caso de flagrante. Para denunciar é preciso registrar com fotos ou filmagem o momento em que a pessoa está fazendo o descarte incorreto do resíduo, bem como o número da placa do veículo ou outros registros, enviando para meioambiente@bariri.sp.gov.br ou através do telefone (14) 3662-9200 ramal 9203.