04 JUL 2017
Sala Acessível da Biblioteca Municipal é inaugurada

Na comemoração dos 127 anos de aniversário de Bariri, a Administração Municipal, por meio da Diretoria de Educação, Cultura e Esporte, entregou no dia 28, a Sala Acessível da Biblioteca Municipal Profª Maria Bernadete Marcondes de Almeida Tanganelli.

A Sala Acessível é o resultado de um projeto educacional da Diretoria de Educação, Cultura e Esporte, na área da Educação Especial para os PNE – Portadores de Necessidades Especiais, com o objetivo de disponibilizar recursos tecnológicos e infraestrutura que possibilitem a acessibilidade de nossa biblioteca, com instalações adequadas e acesso aos diferentes acervos. A Biblioteca Municipal recebeu reforma e adequação que possibilitarão um atendimento igualitário a todos, independentemente do grau de necessidade.

Criada através da Lei Municipal nº 4764 de 24 de maio de 2017, a sala acessível recebeu o nome de Renata Aparecida Pereira da Silva. Renata nasceu em São Bernado do Campo em agosto de 1972, com deficiência visual, era a filha mais velha do casal José Pereira da Silva e Maria do Carmo Bonatti Pereira da Silva. Renata frequentou durante anos a APAE de Bariri e destacava-se por ser participativa, integrando vários projetos desenvolvidos pela escola, na área musical e educacional, como banda e coral.

A sala acessível possui equipamentos de total tecnologia assistiva, com livros em Braile, audiolivros, lupas, computadores com software especial para deficiente visual e auditivo e mesas adaptadas para cadeirantes. A Biblioteca Municipal foi adaptada para receber acervo de livros da Fundação Dorina Nowill, que há mais de seis décadas tem se dedicado à inclusão social de pessoas com deficiência visual. Todo esse investimento aconteceu com recursos próprios do Município.

Os alunos das Escolas Professora Joseane Bianco e Professora Idalina Vianna Ferro fizeram apresentação do Projeto Oficina de Libras desenvolvido pelas professoras das salas de recursos multifuncionais Jovana, Keila e Taise.

Estiveram presentes o Prefeito Paulo Henrique Barros de Araujo, a Diretora de Serviço de Educação, Cultura e Esporte Sílvia Maria de Barros Gandara, a professora da Educação Especial Juliana Francisca Rodrigues, o presidente da Câmara Municipal Vagner Mateus Ferreira (Vaguinho) e os vereadores Luis Carlos de Paula (Paraná), Francisco Leandro Gonzalez e Celisa Luisa Fanton Bollini.

O evento contou com a presença dos familiares da homenageada Renata Aparecida Pereira Da Silva, servidores, alunos das escolas municipais e estaduais, entidades e sociedade civil.