23 JUN 2017
Bariri recebe novos profissionais do Mais Médicos

O Município de Bariri recebeu duas novas médicas cubanas que irão trabalhar nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) pelo programa federal Mais Médicos. O Prefeito Paulo Henrique Barros de Araujo e a Chefe do Controle, Regulação e Serviços da Saúde, Eliane Margarete Forti Firmani recepcionaram hoje (23), as duas novas profissionais. A Diretoria de Saúde está providenciando a habilitação destas profissionais para que estejam aptas a exercer a função no início do mês de julho.

O Prefeito Araujo deu as boas-vindas às médicas, e comemorou a chegada. As médicas Mercedes Mosquera Velazquez e Tailin Guerrero Yero atenderão como médicas clínico-geral.

O Mais Médicos se somou a um conjunto de ações e iniciativas do governo para o fortalecimento da Atenção Básica de Saúde no país. A Atenção Básica é a porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde (SUS), que está presente em todos os municípios e próxima de todas as comunidades.

Mais Médicos

Criado em 2013, o Programa Mais Médicos (PMM) é parte de um amplo esforço do Governo Federal, com apoio de estados e municípios, para a melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). o Programa ampliou a assistência na Atenção Básica, fixando médicos nas regiões onde há escassez ou ausência desses profissionais. Além do provimento emergencial de médicos, a iniciativa prevê ações voltadas à infraestrutura e expansão da formação médica no país. Já as medidas relativas à expansão e reestruturação da formação médica no país, que compõem o terceiro eixo do programa, preveem a ampliação das vagas de graduação e residência.

Assim, o programa busca resolver a questão emergencial do atendimento básico ao cidadão, mas também cria condições para continuar a garantir um atendimento qualificado no futuro para aqueles que acessam cotidianamente o SUS. Além de estender o acesso, o programa provoca melhorias na qualidade e humaniza o atendimento, com médicos que criam vínculos com seus pacientes e com a comunidade.