13 JUN 2017
CREAS e Conselho Municipal do Idoso realizam ação contra violência ao idoso

CREAS e Conselho Municipal do Idoso realizam ação contra violência ao idoso

Na manhã de hoje, dia 13, a Diretoria de Ação Social e o CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social, em parceria com o Conselho Municipal do Idoso (CMI) promoveram ação de conscientização sobre a violência contra pessoas idosas.

O evento – que ocorreu na Praça Joaquim Lourenço Corrêa (Praça da Matriz) – foi aberto a toda população idosa de Bariri, e contou com a participação dos idosos que frequentam grupos de caminhada, dança, ginástica, em diversos serviços do município. Dentre as atividades programadas, houve a realização de exames de verificação de pressão arterial e teste de glicemia, realizados pela equipe dos PSFs II e IV; atividade de alongamento, sob coordenação do fisioterapeuta Marcel Scarabello; apresentação do coral do Centro de Convivência do Idoso, de Itaju, conduzido pela prof.ª Magali Gutierrez; apresentação de dança, pelo grupo de dança livre “Baila Comigo”, da Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI) da USC/Bauru; apresentação da poetisa Terê Gomes, de Itaju, declamando poema de sua autoria, sobre a Copa de 70, quando o Brasil se tornou Tricampeão.

Além disso, as crianças do programa Segundo Tempo também foram prestigiar o evento, animando a ação e proporcionando momento de vivência intergeracional. Ainda no sentido de promover a intergeracionalidade, algumas escolas da rede municipal realizaram arrecadação de itens de alimentação, higiene e limpeza para doar ao Lar Vicentino, com uma linda apresentação musical preparada pelos alunos.

A ação do dia 13 ocorreu em função do Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa (15 de junho), instituído pela ONU em 2006 e, além das ações da última terça-feira, cartazes foram afixados por todo o comércio da cidade, divulgando a campanha “Amor é respeito, cuidado é dever”, com o objetivo de divulgar a campanha e incentivar as denúncias para o caso de maus-tratos a pessoas idosas.

É fundamental trazer a questão da violência contra idosos à tona, haja vista que, muitas vezes, alguns tipos de violência são vistos como algo “natural”. Outrossim, é imprescindível que as pessoas saibam que não se trata somente da violência física, mas também de situações de negligência e/ou abandono, exploração econômico-financeira e patrimonial, além da violência psicológica, que caracteriza as diversas formas de desrespeito verbal.

Para que os casos cheguem aos órgãos competentes, aqueles que têm conhecimento das situações de abuso ou violência contra idosos precisam denunciar, e isso pode ser feito por meio do canal de denúncia “Disque 100” (basta discar 100 no telefone e aguardar atendimento para registrar a denúncia, que poderá ser anônima), ou até mesmo denunciando ao CREAS, pelo telefone (14) 3662-6566.

A equipe do CREAS tem recebido, constantemente, denúncias e casos de abuso contra pessoas idosas, especialmente no aspecto financeiro e negligência de cuidados. É importante que – diante da triste realidade vivenciada por inúmeros idosos – seja constante a luta por fazer valer os direitos previstos pela Constituição Federal e Estatuto do Idoso.

A Diretoria de Ação Social e o CREAS agradecem à Administração Municipal, pelo apoio, participação e incentivo à campanha, e também aos demais envolvidos que contribuíram para a realização do evento.

Colaborou: Equipe gestora do CREAS