Aconteceu neste sábado, dia 13, ações de avaliação e prevenção da Campanha Estadual de Prevenção e Detecção de Câncer Bucal e Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Os usuários das unidades básicas de saúde com mais de 60 anos, que foram vacinados contra Gripe, foram convidados a participar da Campanha Estadual de Prevenção e Detecção de Câncer Bucal.
O Setor de Saúde, através dos dentistas da rede municipal, realizaram a avaliação de saúde bucal, em conjunto com a vacinação contra gripe dos idosos. Além de ser um dos grupos de risco para a Influenza, a faixa etária das pessoas com mais de 60 anos também apresenta maior incidência do câncer bucal.
Durante a avaliação feita na campanha de Saúde Bucal, o dentista observa se há alterações na boca da pessoa, como feridas que não cicatrizam, mudanças na cor e formato, aspecto das bochechas, lábios, língua e assoalho da boca (parte de baixo da língua). Em caso de suspeita de câncer, o idoso é encaminhado para nova avaliação com especialista no CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), órgão mantido pela Prefeitura de Bariri. Os profissionais do CEO estão aptos a identificar casos suspeitos e encaminhar estes pacientes diagnosticados pela doença para receber tratamento gratuito, realizado em hospitais de referência na região.
Apesar de o foco da Campanha de Prevenção serem pessoas com mais de 60 anos, qualquer pessoa que suspeite de alterações na cavidade bucal pode procurar, gratuitamente, o serviço de odontologia mais perto de casa, disponível nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e USFs (Unidades de Saúde da Família).
Sobre a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza - Gripe
A vacinação tem como objetivo minimizar a ocorrência da doença, as internações e óbitos atribuídos ao vírus influenza nos grupos mais vulneráveis, ou seja, que têm maior risco de evoluir com complicações.
A gripe é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, e pode ser transmitida por meio da fala, tosse, espirro e até mesmo por um aperto de mãos. A medida mais eficaz para se proteger é justamente a vacinação. Contudo, algumas medidas preventivas são recomendadas, como lavar bem as mãos e evitar lugares fechados e com aglomeração de pessoas. Em caso de tosse seca, febre, dores de cabeça ou garganta, a pessoa deve procurar ajuda médica.
Sobre o Campanha Estadual de Prevenção e Detecção de Câncer Bucal
O câncer de boca atinge menos de 5% da população mundial, mas no Brasil esse tipo de câncer - com a forte presença do câncer labial - é mais relevante por se tratar de um país tropical, com atividades rurais que expõem os trabalhadores de forma constante aos raios solares.
O câncer de lábio é mais frequente em pessoas com pele branca e o lábio inferior é mais suscetível à doença do que o superior. Em outras regiões da boca, o câncer é geralmente resultado do cigarro e do álcool. O principal sintoma do câncer de boca é o aparecimento de feridas no local, que não cicatrizam no tempo normal. Outros sintomas são ulcerações superficiais e indolores, com sangramento ou não, e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas nos lábios ou na mucosa oral. Dificuldades para falar, mastigar ou engolir os alimentos, com acentuado emagrecimento, dor e presença de linfadenomegalia cervical (íngua no pescoço) são sinais de que o câncer está em estágio avançado.
Mais informações no Setor de Saúde através do telefone (14) 3662-9210 ou através do e-mail saude@bariri.sp.gov.br.