07 ABR 2017
Setor de Meio Ambiente participa de Encontro do Programa Município Verde Azul

O chefe do setor de Meio Ambiente Sincler Policarpo e o Assessor de Gabinete João Pedro Mott (representando o Prefeito Araujo), participaram no final do mês passado (30/03), em Garça, do encontro de capacitação do Programa Município Verde Azul (PMVA), realizado pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

O evento contou com a presença de autoridades, prefeitos e profissionais ambientais de mais de 60 cidades da região de Bauru, para discutirem estratégias do programa para o ciclo de 2017.

De acordo com Sincler Policarpo, responsável pelo Setor de Meio Ambiente da Prefeitura de Bariri, "participar do PMVA é fundamental para obtermos liberações de verbas do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (Fecop) e Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro). Além disso, buscamos junto com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, estratégias para o desenvolvimento sustentável de nossa cidade", afirmou.

Após o encontro, o Secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo Ricardo Salles despachou os pedidos feitos pelos representantes do Município de Bariri, onde foi solicitado a liberação das Licenças Ambientais de Instalação e Operação que se encontram em análise com pelos técnicos do órgão competente e também recursos financeiros para implantação do Aterro Sanitário de Bariri, fornecimento de máquinas e equipamentos que irão beneficiar ações diretas voltadas aos Resíduos Sólidos do Município.

De acordo com Policarpo foi possível no momento junto ao Secretário Estadual do Meio Ambiente, reforçar os objetivos propostos e solicitar apoio no desenvolvimento de ações ambientais no município.

O chefe do setor de Meio Ambiente conta ainda que no mesmo encontro teve a oportunidade de conversar com o Diretor do Controle de Licenciamento Ambiental da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, Geraldo do Amaral Filho e solicitou a análise e apoio para em relação a destinação aos resíduos sólidos e domésticos do município.

“Na ocasião ainda o tenente-coronel Cerqueira, responsável pelo comando do Policiamento Ambiental irá verificar a possibilidade da instalação de um ponto de apoio, uma unidade de policiamento no município. Saímos com o compromisso de que essa possibilidade será discutida em reunião para análise”, afirmou Policarpo.

Sobre o PMVA

O Programa Município Verde Azul (PMVA), desenvolvido pelo Governo do Estado de São Paulo, através Secretaria Estadual de Meio Ambiente atesta a qualidade e o comprometimento das administrações municipais em desenvolver e executar políticas ambientais, desde 2007 quando foi lançado para todo o estado.