10 ABR 2017
Descarte irregular de resíduos preocupa a Administração Municipal

A Administração Municipal de Bariri, por meio da Diretoria de Infraestrutura, tem trabalhado intensamente para garantir melhorias na cidade. Desde o início do ano, a atual gestão vem realizando a limpeza nas áreas verdes e praças de todos os bairros do município, coleta do resíduos domiciliares e outros serviços que visam o bem-estar da comunidade. Entretanto, o setor de Infraestrutura tem enfrentado sério problema com descarte irregular de resíduos provenientes da construção civil (entulho) em áreas verdes e pede ajuda da comunidade para solucionar a limpeza destes locais.

A situação se torna ainda mais preocupante em virtude dos riscos de aumento dos focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, Chikungunya e Zika Vírus.

O chefe do Setor de Meio Ambiente, Sincler Policarpo, diz que o setor Infraestrutura tem intensificado os serviços de limpeza, a fim de deixar as vias e bairros da cidade sem lixo, mas pede a colaboração da população para manter a cidade limpa e informa também que o objetivo é eliminar possíveis focos de transmissão de doenças, com a retirada de materiais e recipientes que possam servir de criadouro para o mosquito Aedes Aegypti. “Precisamos muito que a população colabore, denuncie os descartes irregulares e evitem também fazê-los de forma irregular. Para descarte correto do resíduo deve-se contratar empresas especializadas como: disk-entulho, carretos ou fretes para destino ambientalmente adequado dos resíduos”, completou Policarpo.

A necessidade da manutenção permanente é determinada pelo mau costume de algumas pessoas que descartam, em áreas públicas, materiais inservíveis, lixo e animais mortos. O empenho no serviço de limpeza é necessário também para a prevenção de inúmeras doenças transmissíveis.

A Chefe do Setor de Vigilância Epidemiológica de Bariri, Vania Ferrari, ressalta que a ajuda da população é de extrema importância. “Um grave problema que enfrentamos na manutenção da cidade é com a limpeza de locais públicos que são utilizados como pontos de descarte irregular de lixo, o que é ilegal. Pedimos a colaboração dos moradores para que não joguem lixo ou entulho nos espaços públicos, bem como em terrenos baldios para evitar possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti”.

Além de prejudicar a conservação do espaço público, o descarte irregular de entulho e lixo é considerado crime ambiental sujeito a multa em caso de flagrante. Para denunciar é preciso registrar com fotos ou filmagem o momento em que a pessoa está fazendo o descarte incorreto do lixo, bem como o número da placa do veículo ou outros registros, enviando para meioambiente@bariri.sp.gov.br ou através do telefone (14) 3662-9200 ramal 9203.