27 MAI 2016
A importância da psicomotricidade na educação infantil

Muitos pais com dúvidas sobre a questão da “lateralidade” (predominância motora de um dos lados do corpo), diante disso, esclarecemos que a lateralidade é determinada por volta dos 6 aos 8 anos, no entanto antes dessa fase a criança manifesta sua escolha quanto ao uso de uma das mãos.

A Escola Municipal de Educação Infantil - EMEI-V - "Djanira Monteiro Moço", trabalha com o desenvolvimento motor, psicológico, afetivo e social das crianças de 4 a 6 anos. Os professores possuem papel fundamental no desenvolvimento psicomotor das crianças, portadoras ou não de necessidades especiais, levando em conta o respeito ao seu nível de desenvolvimento, contribuindo no processo cognitivo e na estimulação de aptidões e habilidades, pois a psicomotricidade se dá através de ações educativas de movimentos espontâneos e atividades corporais da criança, contribuindo para a formação de sua personalidade.

Através das atividades, jogos e brincadeira realizadas na escola, faz com que a criança identifique as partes do seu corpo , trabalha com esquema corporal que é o conhecimento que temos do corpo em movimento ou na posição estática em relação aos objetos , esse associado com a música, à dança, ou a parte da poesia, designando a duração de sons com o tempo.

Com essas atividades proporcionadas aos alunos da EMEI-V, temos como objetivo, desenvolver a criatividade para a descoberta do estilo pessoal, despertar sentimentos de cooperação, comunicação, solidariedade, entrosamento através de trabalho em grupos, propiciar a descoberta do próprio corpo e suas possibilidades de movimento.

Colaborou: Juliana Haddad