20 DEZ 2013
Saúde pública deve se concentrar cada vez mais na prevenção

O histórico do atendimento do sistema público de saúde em Bariri durante o ano de 2013 é um indicador da importância que a administração municipal dá à qualidade de vida da população. Para a prefeita Deo Marino "o centro da atuação da saúde pública deveria ser a prevenção, o que, certamente, diminuiria o volume de atendimentos médicos e odontológicos que temos realizado".

Segundo informações da Diretoria de Saúde, durante o ano de 2013, entre os meses de janeiro e novembro, foram realizados mais de 54 mil atendimentos médicos em Bariri. No mesmo período foram feitos ainda quase 4 mil atendimentos psicológicos e 1,8 mil atendimentos psiquiátricos. Também durante os meses de janeiro a novembro foram realizados 36,5 mil atendimentos por parte dos agentes comunitários de saúde.

O diretor de saúde do município, José Roberto de Lima, informa ainda que "devemos somar a esses serviços médicos, os quase 20 mil atendimentos odontológicos e os mais de 70 mil procedimentos clínicos e preventivos na área odontológica".  A saúde pública do município realizou também outros atendimentos, tratamentos e pequenas cirurgias realizados por dentistas.

O município é responsável também pela distribuição de medicamentos à população de forma gratuita e pelo cumprimento de decisões judiciais referentes à internação de dependentes químicos e ao fornecimento de medicamentos que não constam do pacote básico da distribuição gratuita. O custo dessas responsabilidades da saúde pública municipal chegou perto de R$ 2 milhões em 2013.

O setor municipal de saúde também é responsável pelo transporte de pacientes que precisam de atendimentos em outros municípios. Durante os meses de janeiro e novembro de 2013, 17,5 mil pessoas foram transportadas em veículos do município. Recentemente, a partir de assinatura de convênio com o governo de São Paulo, o município de Bariri recebeu um veículo novo para o transporte de pacientes.

Para o ano de 2014, o município planeja intensificar o trabalho preventivo, fortalecendo o trabalho de agentes comunitários e as ações nas escolas e nos postos de saúde da família. Para a prefeita Deo Marino "é o caminho que vamos trilhar para, a longo prazo, termos a possibilidade de enfrentarmos as doenças antes que elas se manifestem e para reforçar o compromisso que temos com a qualidade de vida da população de Bariri".