A prefeita Deo Marino participou de audiência com a ministra da Cultura Marta Suplicy, para tratar de apoio a projetos culturais em Bariri. Da audiência participaram também os prefeitos de Pirapozinho, Araras, Pindamonhangaba e Pedreira.
A prefeita conta que "inicialmente, tínhamos a intenção de conseguir apoio do ministério da cultura para a construção de um teatro em nossa cidade, mas a proposta da ministra foi além das nossas expectativas". A ministra apresentou a possibilidade de celebração de parceria para a construção de um centro cultural mais completo em Bariri.
A prefeita explica que "o centro cultural terá espaço para biblioteca, cineteatro (48, 60 ou 125 lugares), laboratório multimídia, salas de oficinas e espaços multiuso". Para a efetivação da parceria entre o município e o ministério da cultura, a prefeita vai determinar, imediatamente, "que sejam iniciados estudos de viabilidade para definir áreas onde possam ser instalados um dos três modelos do equipamento, cujo projeto foi desenvolvido por especialistas do ministério da cultura em parceira com técnicos de outros ministérios".
Os terrenos para abrigar as instalações desses centros culturais podem ser de 700, 3 mil ou 7 mil metros quadrados. Os investimentos federais fazem parte do PAC 2, no Eixo Comunidade Cidadã, lançado em 2010. O Programa prevê a instalação de equipamentos sociais de saúde, educação, cultura e segurança pública em todos os estados.