26 FEV 2015
Praça da Matriz de Bariri passa a ter sinal de internet grátis

O município de Bariri dá mais um passo rumo à democratização da inclusão digital. Desde de quarta feira (25 de fevereiro) está funcionando, em fase de TESTE, a primeira Praça Digit@l do município a contar com sinal de internet grátis, via wi-fi. O projeto Praça Digit@l, é coordenado pela Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) da Prefeitura de Bariri. A intenção é estimular o uso de novas tecnologias e o acesso à informação.

Para ter acesso gratuito à internet o usuário deverá se conectar a rede "Praça Digit@l". Será direcionado para uma tela onde deverá preencher um cadastro com seus dados ou pelo login do facebook, após o preenchimento, receberá todos os dados no e-mail cadastrado. Uma vez logado, o usuário terá trinta minutos contínuos de conexão. Caso necessite de mais minutos de acesso basta se reconectar. Obs. o cadastramento é restrito somente a usuários  pessoa física.

A velocidade de conexão terá o limite máximo de 512Kbps, podendo ocorrer variações por causa do número de usuários. De acordo com o Diretor de TI da Prefeitura, Sóstenes Bruno da Silva, "o projeto começou com a interligação do prédio da administração com a Praça da Matriz (através de FIBRA ÓPTICA) atendendo munícipes e eventos do município". Ele explica ainda que "a tecnologia utilizada servirá para projetos futuros de interligação, através de fibra óptica, entre os departamentos da administração localizados fora do prédio do Paço Municipal".
Especificamente sobre a Praça Digit@l, Sóstenes Bruno esclarece que“o sinal de wi-fi poderá ser captado em um raio de aproximadamente 100 metros, a partir da escadaria da Igreja Matriz, no sentido Rua Sete de Setembro, beneficiando as pessoas que circulam na Praça da Matriz”.

Segundo a prefeita Deo Marino "o projeto Praça Digit@l”, com a disponibilização de sinal de internet via wi-fi, que acaba de ser implantado na Praça da Matriz, é mais um serviço público que vai contribuir para o processo de inserção digital, atendendo a população de Bariri e os visitantes de nossa cidade". Ela explica também que "a gratuidade do serviço e a possibilidade das pessoas poderem acessar as redes digitais num ambiente público deve contribuir, de modo importante, para a maior ocupação daquele espaço público, um dos meios de promover a constante presença da população na Praça da Matriz".