33º Previsão para hoje (04 de maio) 04 de maio
27 FEV 2015
Reunião discute prioridades do Plano Municipal de Atendimento Socioeducativo

No último dia 11 de fevereiro, reunião realizada na Câmara Municipal de Bariri discutiu prioridades para elaboração do Plano Municipal Decenal de Atendimento Socioeducativo do município de Bariri.

Estiveram presentes o promotor de Justiça, Lysâneas Santos Maciel, a diretora de Ação Social do município, Sonia Maria Grigolin Maciel; o comandante da PM, tenente Alexandre Urbano; a vereadora Celiza Elisa Fanton Bollini; representantes do Fórum, Conselho Tutelar e Conselho dos Direitos da Criança e Adolescente; e equipes de Assistência Social, Cultura, Educação e Saúde.

A elaboração do plano resulta da adesão do município ao Sinase - Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo, criado pelo governo federal para assistir adolescentes aos quais é atribuída a prática de ato infracional. Como o nome diz, o plano deve prever ações nessa área para os próximos dez anos.

A ideia é criar rede de atendimento, que envolva todos os setores da municipalidade. “A assistência ao adolescente deve adquirir caráter educativo, (re)instituindo direitos, interrompendo a trajetória infracional e promovendo a inserção social, educacional, cultural e profissional”, afirma Sonia Maciel.

No cronograma de elaboração do plano o mês de fevereiro era o prazo máximo para entrega do diagnóstico de cada setor. O documento traz perfil do setor e unidades, avaliação do serviço prestado, propostas de inovação e metas a serem atingidas. Isso tudo tendo em vista o texto final do plano e a atuação integrada dos setores, para atendimento do adolescente infrator ou em situação de risco.

De acordo com a equipe do Creas – Centro de Referência Especializado de Assistência Social, esta foi a sexta reunião realizada para estabelecer diagnóstico da rede de atendimento em Bariri. Durante o encontro, o grupo manteve o cronograma original e confirmou para março a apresentação de proposta do plano, para apreciação e aprovação de todos os envolvidos no processo.

Durante o encontro, os participantes realizaram bom debate sobre o atendimento ao menor infrator ou em situação de risco. Houve concordância de que os setores devem melhorar os canais de integração para que as ações se tornem conjuntas e complementares.

O promotor Lysâneas Maciel elogiou os serviços prestados nessa área em Bariri. Classificou como ‘razoável’ a estrutura mantida hoje pelo município. Mas disse que está acima da maioria dos municípios do mesmo porte. Advertiu que as equipes devem superar ‘vaidades institucionais’ para poder aprimorar o trabalho em rede e de forma satisfatória. “É necessário que cada um cumpra a suas atribuições”, destacou. O promotor defendeu ainda o trabalho preventivo e de proteção em relação ao adolescente em situação de risco. Segundo ele, em Bariri tem-se evitado a medidas drásticas como internação. “é o último recurso”, pondera Maciel.

Para a prefeita Deo Marino "é importante o envolvimento de todos os setores da administração municipal para que o atendimento preventivo continue produzindo seus efeitos, contribuindo para evitar a adoção de medidas drásticas como a internação". Ela ressaltou ainda que "além da responsabilidade dos poderes públicos, é muito importante a participação de toda a comunidade baririense nesse trabalho preventivo, fortalecendo uma forma mais humana e integrada de enfrentamento dos problemas dos menores e dos adolescentes em situação de risco".

O que é o Sinase?

A Lei 12.594/12 instituiu o SINASE - Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo, que regulamenta a execução das medidas destinadas a adolescente que pratique ato infracional. Cabe ao município, por meio da CGI elaborar o Plano Municipal Decenal de Atendimento Socioeducativo, que deve prever o aprimoramento e o reordenamento da rede de atendimento socioeducativo – na proteção básica (saúde, educação, social etc.) e na execução das Medidas Socioeducativas de Liberdade Assistida e prestação de Serviços à Comunidade. O plano deve, ainda, ser priorizado no orçamento público municipal e demais esferas da federação.
A articulação e integração desses atores garantem os direitos das crianças e adolescentes, dentre eles aqueles adolescentes que cometeram atos infracionais. O Sinase estabelece as competências e responsabilidades específicas a cada esfera do poder público, desde os Municípios, Estados, Distrito Federal e União, bem como a responsabilidade dos conselhos de direitos e da sociedade civil.
Por meio do SINASE é inaugurado um modelo de gestão dos sistemas socioeducativos que integra órgãos de controle e deliberação, de execução da política e das entidades de atendimento – realizada diretamente pelo poder público (CREAS).
Para subsidiar a discussão em Bariri, o Creas apresentou à CGI o Projeto Político Pedagógico da execução das Medidas Socioeducativas em meio aberto – Liberdade Assistida e Prestação de Serviços à Comunidade – 2015; os setores de Educação, Esporte, Cultura e Saúde também apresentaram seus diagnósticos.

Fonte Jornal Candeia

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024