25 MAR 2016
EDUCAÇÃO
Prefeita se reúne com Secretário da Educação do Estado para avançar na área de educação
A Prefeita de Bariri Deo Marino, a Diretora de Educação Dinorá Musegante e o Diretor Administrativo Tiago Pultrini, estiveram reunidos no começo do mês, dia 8, com o Secretário da Educação do Estado de São Paulo, professor José Renato Nalini.

A reunião, agendada a pedido da Prefeita, aconteceu em São Paulo, no edifício Caetano de Campos sede da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, onde a prefeita cumprimentou o secretario por estar a frente da secretaria de educação, relembrou quando esteve em Bariri como presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo inaugurando a 2ª Vara de Justiça em abril de 2015 e oficializou a solicitação de recursos financeiros para a reforma da Escola Professor Euclydes Moreira da Silva.

A escola Euclydes foi tombada em 2002 por ter sido enquadrada entre as 123 escolas construídas na 1ª República pelo alto valor histórico na evolução educacional do Estado de São Paulo. A unidade escolar foi municipalizada em 2007, porém até o momento, encontra-se em nome do Governo do Estado de São Paulo. Sendo assim, por seu caráter histórico e cultural e por preservar a segurança e qualidade das crianças torna-se necessária e urgente uma reforma no prédio, além de adequação a acessibilidade.

A solicitação de reforma vem sendo solicitada desde 2013 junto ao Governo do Estado de São Paulo, o projeto já possui análise da FDE e Condephaat e o processo está desde 04/09/2015 na Secretaria de Educação do Estado aguardando liberação de recursos financeiros.

O secretário professor José Renato Nalini, informou que está ciente do projeto da escola Euclydes e dos esforços da prefeita Deo Marino e sua equipe e que estará cuidando da rede municipal de ensino e da educação das crianças e adolescentes do município.

Sobre a Escola Euclydes Moreira da Silva

Foi construída no ano de 1911, com 8 salas, variando esquemas de alas e núcleo central, autoria de G.B. Maroni. Exemplar de uma das tipologias de edificação escolar implantadas durante a Primeira República pelo Governo do Estado de São Paulo, como parte da política pública de amplos investimentos feitos para promover a educação básica da população, ministrada fundamentalmente nos Grupos Escolares, e a formação adequada de professores, nas Escolas Normais. As construções resultaram de projetos e obras realizadas pelo Departamento de Obras Públicas (DOP), estrutura ligada à Secretaria da Agricultura responsável por criar e manter a infraestrutura paulista. Tombamento realizado em 21/07/2010, conforme publicação no Diário Oficial em 11/11/2010.

Serviço:
A Escola Euclydes fica localizada na Avenida Claudionor Barbieri, 870, telefone: (14) 3662-6557 ou 3662-1916, e-mail: escolaeuclydes@bariri.sp.gov.br.

Fotos cedidas: Daniel Guimarães/A2IMG