09 MAR 2016
SUCEN capacita agentes epidemiológicos sobre busca ativa de escorpiões

Foi realizado na manhã de ontem, dia 8, com a Superintendência de Controle de Endemias (SUCEN), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde, a capacitação e treinamento dos agentes epidemiológicos, que trabalham na Vigilância Epidemiológica - Controle de Vetores e da equipe do Corpo de Bombeiros de Bariri, sobre o trabalho de busca ativa, orientações e captura de escorpiões em imóveis territoriais (terrenos) e prediais (casas). A iniciativa teve o envolvimento da equipe técnica do controle de vetores da SUCEN, sendo as atividades coordenadas pelos funcionários Dinaldo Munis de Carvalho e Joel Maia de Mattos. Acompanhados dos representantes do órgão estadual, eles fizeram os trabalhos de captura, busca ativa e abordagem em residências pré determinadas pela Vigilância Epidemiológica.

Abrigo dos Animais e imóveis receberam visita técnica

Os agentes epidemiológicos e equipe do Corpo de Bombeiros realizaram a capacitação e treinamento no Abrigo dos Animais (AFAPABI), lá foi encontrado escorpiões amarelos, o "Tityus serrulatus" (seu nome científico). Os técnicos explicaram que o escorpião amarelo se reproduz até duas vezes ao ano, porém, quando esse animal sofre um stress (como quando jogamos veneno ou o cutucamos), ele entra em um processo de reprodução assexuada, ele se autoreproduz fora de época e libera de 20 a 30 filhotes no ambiente. Foram visitadas também algumas residências e terrenos, foram encontrados em meio a amontoado de tijolos, três escorpiões num intervalo de 10 minutos.

“Com a vinda dos profissionais da SUCEN ajuda nossos agentes para serem treinados e capacitados para o manuseio e captura de escorpiões. Agora, com todos passando pelo treinamento, a orientação aos moradores poderá ser feita por qualquer um deles. Inclusive pelas equipes do Corpo de Bombeiros que estava presente durante a capacitação”, explica Vânia Ferrari, chefe do setor de Vigilância Epidemiológica.

Vânia Ferrari comenta que nesse momento prático os funcionários são instruídos não apenas a atuar na procura e captura por escorpiões, a como fazer também o trabalho de orientação e abordagem junto ao morador. “É preciso orientar os moradores sobre os cuidados necessários, pois não é possível eliminar totalmente os escorpiões de seu habitat natural, esse trabalho vem sendo feito visando garantir ao menos a prevenção”, encerra.

Ao falar do habitat natural, Vânia diz respeito aos terrenos baldios, casas com entulhos de lixo, bocas-de-lobo, quintais que abrigam materiais de construção e de recicláveis são considerados pontos estratégicos para a procriação do bicho peçonhento.

O calor e as chuvas típicas desta estação aumentam o número de aparecimento de escorpiões e todo tipo de insetos nos ambientes urbanos. Isto ocorre porque é nesse período que eles se reproduzem, principalmente na rede de esgoto, pois é neste local que eles estão protegidos e encontram alimentos, no caso dos escorpiões insetos de pequeno porte como as baratas.

Segue abaixo algumas recomendações para ajudar no controle de acidentes e também do aparecimento de escorpiões em seu imóvel:

Evite acidentes!

- Verifique cuidadosamente calçados, roupas, toalha e roupas de cama antes de usá-los;
- Limpe periodicamente ralos de banheiro, cozinha e caixas de gordura;
- Mantenha camas e berços afastados, no mínimo, 10 cm da parede;
- Evite que lençóis toquem no chão;
- Feche frestas nas paredes, móveis e rodapés para que não sirvam de esconderijo para os escorpiões;
- Use telas nas aberturas dos ralos, pias e tanques;
- O acidente ocorre, geralmente, quando a pessoa encosta a mão ou pé no escorpião.

Evite a presença dos escorpiões.

- Não deixe acumular lixo e entulho nos quintais, jardins, terrenos baldios e ao redor das residências.
- Evite a formação de ambientes favoráveis ao aparecimento dos escorpiões como restos de obras, materiais de construção e terraplanagem, que possam deixar acúmulo de entulho, superfícies sem revestimento, umidade etc.;
- Coloque o lixo em sacos plásticos fechados para evitar baratas e outros insetos;
- Mude, periodicamente, de lugar materiais de construção que estejam armazenados e lembre-se de proteger as mãos com luvas grossas na realização do trabalho;
- Retire de paredes e muros plantas ornamentais densas, arbustos e trepadeiras;
- Elimine fontes de alimento para os escorpiões (baratas, aranhas, grilos e outros pequenos animais invertebrados).
- Limpe terrenos baldios das redondezas dos imóveis ocupados;
- Evite a prática de queimadas em terrenos baldios, pois desalojam os escorpiões, entre outros animais;
- Preserve os inimigos naturais dos escorpiões, especialmente aves de hábitos noturnos (ex: corujas), lagartos, sapos, etc.
- Mantenha jardins e gramados aparados e bem cuidados.