A regularização da provisão de remédios iniciou em janeiro, assim que o prefeito
Airton Pegoraro assumiu a administração municipal e tomou pé da situação,
pois havia falta de remédios desde outubro de 2024
Por: Silvana Paiva - Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Bariri - 25/04/2025 - 18h30_*
Com uma média diária de 60 atendimentos por período (manhã e tarde), a Farmácia Central da Prefeitura de Bariri registrou um aumento de demanda depois da regularização do estoque de medicamentos.
Em fevereiro, já percebendo o aumento da demanda de pacientes a procura da Farmácia Central, o prefeito encaminhou projeto de lei para a Câmara de Vereadores, solicitando autorização para elevar em dez o número de empregos de agente administrativo. Também foi feita a contratação emergencial de duas farmacêuticas, para agilizar a dispensação.
Com a aprovação pelo Legislativo, a Lei Nº 5355 foi publicada no dia 9 de abril no Diário Oficial do município e os trâmites para a contratação já estão em andamento.
“Temos conhecimento da falta de servidores para atendimento à população, principalmente com o aumento da demanda da Farmácia Central. Por isso nos antecipamos em criar mais estes dez cargos de agente administrativo, dos quais uma parte será destinada para a Diretoria de Saúde”, esclarece o prefeito Airton.
Na avaliação da diretora de Saúde, Talita Azevedo, como os pacientes estão encontrando os medicamentos na Farmácia Central, o que antes não acontecia diante do estoque desfalcado, há um fluxo maior de atendimentos, o que tem se intensificado nos últimos dias. “Estamos tendo fila, há um tempo maior de espera pelo atendimento, mas porque a população está tendo o remédio para retirada, o que não acontecia antes”, enfatiza.
Diante do aumento dessa demanda, haverá a contratação de agente administrativo que será destinado para a Farmácia Central. “Esperamos que, com essas medidas, possamos diminuir a fila no serviço de dispensação de medicamentos”, finaliza o prefeito Airton.
FOTO 1
A Farmácia Central da Prefeitura de Bariri tem registrado uma média diária de 60 atendimentos por período (manhã e tarde), diante do aumento de demanda por medicamentos (Foto: Silvana Paiva)
FOTO 2
Foi feita a contratação emergencial de duas farmacêuticas, como Mariane Gonzalves, para agilizar a dispensação (Foto: Silvana Paiva)
FOTO 3 e 4
Nesta sexta-feira, o prefeito Airton e a diretora de Saúde Talita estiveram na Farmácia Central para avaliar o atendimento à população (Foto: Silvana Paiva)