Estão sendo distribuídas 50 senhas por demanda espontânea de segunda-feira
a sexta-feira para atendimento no mesmo dia, das 8h às 17h;
e aos sábados, 25 senhas, das 8h às 12h
Até o próximo dia 15 de fevereiro, a Prefeitura de Bariri, por meio da Diretoria de Saúde, pretende zerar a fila de espera por exames de mamografia, o que está sendo possível graças à parceria do município com o programa estadual “Mulheres de Peito”.
A fila de espera da cidade conta com aproximadamente 200 mulheres e a previsão é de que, com a carreta da mamografia instalada na Praça da Matriz, o atendimento atenda cerca de 500 mulheres entre as de Bariri, Boraceia e Itaju, municípios contemplados pela rede municipal de Saúde local.
A carreta é operacionalizada pela FIDI – Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem e realiza exames gratuitos para mulheres acima de 35 anos. “A ação visa promover mais saúde para as mulheres de maneira prática e acessível”, disse o prefeito Airton Pegoraro.
Estão sendo distribuídas 50 senhas por demanda espontânea de segunda-feira a sexta-feira para atendimento no mesmo dia, das 8h às 17h; e aos sábados, 25 senhas, das 8h às 12h.
O programa Mulheres de Peito quer ampliar o diagnóstico e tratamento precoce do câncer de mama com o exame gratuito para as mulheres com idade entre 50 e 69 anos apenas com a apresentação do RG e cartão SUS. Já as pacientes entre 35 e 49 anos e acima de 70 anos devem apresentar o pedido médico, que pode ser retirado em unidades de saúde próximas às suas casas.
Em caso de alterações no exame, as pacientes são encaminhadas a um serviço de referência do SUS para a realização de exames complementares ou tratamento.
O prefeito Airton, a primeira-dama Rita Pegoraro, e diretora de Saúde, Ana Paula Falcão recepcionaram a imprensa local na tarde de terça-feira (4), para falar a respeito do atendimento do “Mulheres de Peito” em Bariri. Também estiveram presentes, os vereadores Leandro Gonzales e Myrella Soares, além do vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde Jota Cardoso e do servidor municipal “Tostão”.
FOTOS:
Estão sendo distribuídas 50 senhas por demanda espontânea de segunda-feira a sexta-feira para atendimento no mesmo dia, das 8h às 17h; e aos sábados, 25 senhas, das 8h às 12h (Fotos: Silvana Paiva)