Em Bariri, é promovida a campanha "Fiquei Sabendo" com
a realização de teste rápido de HIV e sífilis nas unidades de saúde
Instituído pela OMS, Organização Mundial de Saúde em 1988, o Dia Mundial de Luta contra a Aids, Síndrome da Imunodeficiência Adquirida pelo vírus HIV, foi celebrado neste dia primeiro de dezembro, porém o alerta para autocuidado e prevenção prossegue durante todo o mês.
Da mais de 39 milhões de pessoas vivendo com HIV em todo o mundo, quase um quarto, cerca de nove milhões, não recebem o tratamento adequado. Como consequência, uma pessoa morre por minuto por causas relacionadas à aids. Os dados estão em um relatório divulgado, este ano, pelo Unaids, Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids.
Com o slogan “HIV é sobre viver, conviver e respeitar. Teste e Trate. Previna-se.”, o Ministério da Saúde lança a campanha nacional, dedicada à conscientização a importância do autocuidado, do tratamento e da redução do estigma em torno do HIV e da Aids.
Em Bariri, o Dezembro Vermelho marca uma grande mobilização na luta contra o vírus HIV, e outras infecções sexualmente transmissíveis, chamando a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção de direitos. Nesta primeira semana de dezembro, por exemplo, está sendo promovida a campanha "Fiquei Sabendo" com a realização de teste rápido de HIV e sífilis nas unidades de saúde.
Como se contrai o vírus da AIDS?
A AIDS pode ser transmitida através do contato de fluídos corporais do infectado com o sangue de uma pessoa saudável, por meio de relações sexuais sem preservativo (camisinha), transfusões de sangue ou compartilhamento de seringas e agulhas.
Atenção: beijos de língua, abraços ou contatos com a pele da pessoa portadora de HIV não transmite a doença!
A doença não tem cura, mas pode ser tratada com coquetéis antiaids, quando diagnosticada a tempo, melhorando a qualidade de vida do infectado.