A vacina contra a dengue segue sendo oferecida das 7h às 12h,
no Centro de Saúde e no SOMA 2, para crianças e adolescentes
Desde o dia 7 de maio, a Prefeitura de Bariri está realizado a vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes com idade entre 10 e 14 anos. No entanto, a procura pelo imunizante tem sido baixa no município.
A Diretoria de Saúde informou que Bariri recebeu, no primeiro momento da ação, 466 doses. Até a sexta-feira (17), foram vacinados apenas 55 adolescentes.
Mesmo com a baixa procura, a vacina contra a dengue segue sendo oferecida das 7h às 12h, no Centro de Saúde e no SOMA 2. O Centro de Saúde está localizado à Avenida Dr. Antonio Galízia, nº 107. Já o SOMA 2 fica na Av. Orlando Belluzzo, nº 700.
De acordo com a diretora de Saúde, Irene Chagas, além de ser preocupante a baixa procura pelo imunizante, o município ainda corre o risco de perder as doses por causa da data do vencimento de lotes.
A vacina contra a dengue
A Qdenga (TAK-003) é um imunizante contra a dengue desenvolvido pelo laboratório japonês Takeda Pharma. O registro do imunizante foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março de 2023.
A vacina contém vírus vivos atenuados da dengue. Por isso, ela induz respostas imunológicas contra os quatro sorotipos do vírus da dengue.
O imunizante é aplicado em um esquema de duas doses, com intervalo de três meses entre as aplicações. De acordo com a Anvisa, a Qdenga é indicada para pessoas de quatro a 59 anos.