28º Previsão para hoje (15 de maio) 15 de maio
01 FEV 2024
GABINETE
Prefeitura de Bariri irá decretar estado de emergência devido ao alto número de casos de dengue
Fotos: Silvana Paiva

O poder público, por meio da Diretoria de Saúde, está realizando
continuamente o trabalho de combate à dengue no município

A Prefeitura de Bariri, publicará ainda nesta quinta-feira (1º), no Diário Oficial do município, decreto de estado de emergência em saúde pública por causa do aumento de casos de dengue.

De acordo com a informação do prefeito Fernando Foloni, a Prefeitura de Bariri, por meio da Diretoria de Saúde e da Vigilância Epidemiológica, está realizando continuamente o trabalho de combate à dengue no município.

“Devemos todos fazer nossa parte, cuidando dos quintais de nossa casa, sem objetos que acumulem água, sem jogar lixo e entulhos em terrenos baldios. Eu faço minha parte, o poder público e a Saúde estão fazendo seu trabalho, o meu vizinho, o meu amigo, meu parceiro de trabalho também devem fazer. Só unindo essas forças é que vamos vencer o mosquito da dengue”, conclamou Fernando.

Dentre as ações do poder público municipal está a destinação de agentes de saúde para a intensificação de visitas nos bairros da cidade. No último fim de semana, os agentes trabalharam no Jardim Industrial seguindo no sentido do Bairro do Livramento, para bloqueio e controle de criadouros da dengue.

Antes disso, os agentes estiveram na sexta-feira (26) fazendo nebulização nas proximidades da Avenida 16 de Junho, no Jardim Industrial. E assim seguem fazendo a nebulização nas proximidades de casas onde moram pessoas que positivaram para a dengue.

Nas duas situações, de visita casa a casa e de nebulização, é necessário que o morador saiba da importância de receber os agentes, abrindo as portas de sua residência para que o trabalho seja concluído de forma eficaz.

Outra medida é que, além do decreto de estado de emergência por causa do aumento de casos de dengue, a Prefeitura de Bariri fará a contratação, em caráter emergencial, de agentes para reforçar as visitas casa a casa para identificação e eliminação de focos do mosquito da dengue, e ainda para a limpeza de terrenos baldios.

Luto

A Prefeitura de Bariri decretou luto oficial pela morte da agente da Vigilância Epidemiológica do município, Daniele Joana Ramos Caçador da Silva, 33 anos, com suspeita de dengue hemorrágica.

Ela fazia parte da equipe de agentes de combate a endemias que fazem as visitas casa a casa, para eliminar criadouros do mosquito nas residências.

A morte da agente Daniele é tratada como suspeita, até a confirmação oficial do resultado do teste encaminhado para o Instituto Adolfo Lutz, cuja apuração pode pode levar até 30 dias.

Daniele foi sepultará às 11h desta quinta-feira, na Necrópole Municipal. Ele deixa marido e uma filha.

O prefeito Fernando Foloni lamenta o falecimento da agente comunitária e estende a todos os familiares votos de conforto neste momento de dor e sofrimento.  O município está de luto oficial por três dias. “Nossos sinceros sentimentos aos familiares e amigos”, disse o prefeito.

Fotos: Silvana Paiva
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024