32º Previsão para hoje (08 de maio) 08 de maio
20 SET 2023
Bariri tem campanha de prevenção à febre maculosa

Proposta prevê divulgação de informações sobre a doença

Por meio da Diretoria de Saúde, a Prefeitura de Bariri está promovendo uma campanha de prevenção à febre maculosa, desde o início deste mês de setembro.

A febre maculosa é uma doença infecciosa causada pela bactéria Rickettsia rickettsii. Essa bactéria está presente principalmente no carrapato-estrela, também conhecido como micuim, que pode transmitir a doença a seres humanos em caso de picada.

Os sintomas são febre alta, dores de cabeça e dores musculares, podendo surgir manchas róseas nas extremidades, em torno dos punhos e tornozelos, tronco, face, pescoço, palmas das mãos e solas dos pés. Caso identifique sintomas dessas doenças, procure as unidades de Saúde do município.

O tratamento da febre maculosa é feito com antibiótico, introduzido logo após os três primeiros dias.

Ocorrências

O Brasil registrou até junho 53 casos de febre maculosa. Todos os oito que levaram a óbito foram na região Sudeste, que contabilizou 30 ocorrências. Quatro pessoas que morreram foram infectadas em um evento em uma fazenda no interior do estado de São Paulo.

Segundo o Ministério da Saúde, a febre maculosa tem cura desde que o tratamento com antibióticos específicos seja administrado nos primeiros dois ou três dias. O atraso no diagnóstico e no início do tratamento pode provocar complicações graves, como o comprometimento do sistema nervoso central, dos rins, dos pulmões, lesões vasculares e levar ao óbito.

Lembrando que a maior concentração dos casos é verificada em áreas rurais e silvestres, onde há exposição a carrapatos através de animais que frequentam ambientes de mata, margens de rio ou cachoeira.

Por isso, entre as recomendações estão usar roupas que cubram a pele, preferencialmente em cores claras para facilitar a visualização do carrapato. E, depois, examinar o corpo todo.

E atenção: animais domésticos como cães ao andarem por áreas com infestação também podem carregar carrapatos.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024