06 SET 2023
COVID
Vigilância Epidemiológica de Bariri orienta sobre novos casos de Covid-19

A principal medida de prevenção contra a Covid-19 é a vacina,
que está disponível para toda a população acima de 6 meses de idade.

Em atenção aos casos positivos de Covid-19 em uma das creches de Bariri, a Vigilância Epidemiológica da Prefeitura Municipal informa que todas as recomendações da Saúde foram seguidas e que os funcionários que testaram positivo foram afastados de suas funções.

Também foram realizadas orientações em relação a medidas sanitárias, como lavagens das mãos, uso de álcool gel e a importância de manter o ambiente arejado. Quanto aos alunos, a recomendação é que os pais fiquem atentos aos sintomas apresentados pelas crianças.

Os resultados positivos de funcionários na unidade foram obtidos por meio de teste rápido realizado pela equipe de Saúde municipal. O Teste Rápido Antígeno para Covid-19 tem como objetivo identificar a infecção atual em indivíduos e é indicado para pessoas com sinais ou sintomas. Esse exame, porém, não é capaz de identificar variantes.

A Vigilância também enfatiza que, mesmo se houvesse o conhecimento da linhagem do vírus, o tratamento e os procedimentos a serem realizados não se alterariam, sendo os mesmos para todos os casos.

A responsável pela Vigilância Epidemiológica de Bariri, a enfermeira Neusiely Podanoschi, destaca que o fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional não significa que a Covid-19 tenha deixado de ser uma preocupação à saúde. “Mesmo após a declaração da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o fim da situação de emergência, nosso município continua realizando testes rápidos em unidades de saúde para todos os pacientes sintomáticos respiratórios, além de outros protocolos de prevenção”.

“Ressaltamos que a principal medida de prevenção contra a Covid-19 é a vacina, que está disponível para toda a população acima de 6 meses de idade”, finaliza Neusiely.

Arte: Silvana Paiva