As eleições de conselheiros para o quadriênio
de 2024 a 2028 acontecem em 1º de outubro
A Comissão Especial Eleitoral do Processo de Escolha dos Conselheiros Tutelar de Bariri esclareceu, por meio de uma nota, o motivo pelo qual as eleições de novos conselheiros para o quadriênio de 2024 a 2028, que acontecerão em 1º de outubro, serão formadas por apenas cinco candidatos.
De 16 inscritos para o Processo de Escolha, os cinco participantes em questão foram os aprovados em todas as etapas necessárias antes da participação nas eleições. Essas etapas foram a inscrição, a habilitação, uma prova de conhecimentos gerais e uma avaliação psicológica.
A prova de conhecimentos gerais foi aplicada no dia 2 de julho de 2023, na Escola Municipal Prof. Eurico Acçolini. Era necessário um índice de acerto de 60% do exame para a aprovação dos candidatos. Após a correção da prova, seis dos candidatos se classificaram para a próxima etapa.
Em seguida, os seis candidatos foram submetidos a uma avaliação psicológica, realizada em 29 de julho de 2023, na Diretoria Municipal de Educação. Após a realização de testes de Atenção Concentrada e Exame Palográfico, cinco candidatos foram declarados aptos para concorrer às eleições.
As eleições acontecerão normalmente com esses cinco candidatos, em 1º de outubro de 2023.
Porém, dada a necessidade de, no mínimo, mais cinco suplentes para compor o Conselho Tutelar entre 2024 e 2028, mais um processo seletivo será realizado em breve.
O novo processo de escolha não interfere nas eleições de 1º de outubro ou prejudica os cinco candidatos de nenhuma maneira, sendo um procedimento à parte, que ainda terá suas datas divulgadas.