Aplicação do inseticida começou na quarta-feira (17)
pelos Jardins Industrial e Alvorada
A Vigilância Epidemiológica de Bariri deu início na quarta-feira (17) à nebulização em domicílio contra a dengue. Em princípio, essa ação ocorrerá nos bairros Jardim Industrial e Jardim Alvorada e nos arredores, locais de maior incidência de casos até o momento.
A nebulização é a aplicação de inseticida com o objetivo de eliminar mosquitos adultos da espécie Aedes aegypti, que podem estar contaminados com o vírus da dengue.
Agentes da vigilância epidemiológica estão realizando a nebulização, com o auxílio da SUCEN (Superintendência de Controle de Endemias). A orientação da vigilância é que os moradores permitam a entrada dos profissionais, que estarão identificados com uniformes.
Segundo a responsável pela Vigilância Epidemiológica, Neusiely Podanoschi, é necessário haver a colaboração de todos. “Para haver efetividade, é importante que todas as casas sejam nebulizadas”, explica.
Neusiely ainda destaca que a realização da nebulização não exclui a importância de não acumular água. “O bloqueio de criadouro é a principal forma de combate. Não deixe objetos que acumulem água, seja dentro ou fora de casa”.
Orientações dos profissionais da Vigilância para a nebulização:
- Retirar os animais de estimação;
- Cobrir ou guardar alimentos, água e utensílios de cozinha;
- Deixar portas, janelas e cortinas ABERTAS;
- Não deixar roupas penduradas no varal ou à mostra em outros locais;
- Cobrir ou guardar bebedouros de animais, gaiolas de passarinhos e aquários;
- Proteger roupas de cama, mesa e banho que estejam em uso;
- Retirar ou cobrir automóveis, bicicletas, carrinhos de bebê, andador, etc;
- Permanecer na calçada do outro lado da rua por, no mínimo, 30 minutos após o término da aplicação (Pessoas impossibilitadas de aguardarem a nebulização do lado de fora, deverão permanecer em cômodo com portas e janelas fechadas).