09 MAR 2023
Poupatempo inicia “Operação Assistida” em Bariri
Poupatempo inicia “Operação Assistida” em Bariri (Fotos: Silvana Paiva)

Para o prefeito Abelardinho, a instalação de uma agência do Poupatempo
em Bariri é um presente para a população que tanto merece.

O Poupatempo iniciou às 9 horas desta quarta-feira (8) as atividades em Bariri. O posto, implantado em parceria com a Prefeitura Municipal, funcionará nos primeiros dias em fase de testes para aperfeiçoamento de sistema e treinamento aos colaboradores, por meio da chamada “Operação Assistida”. A inauguração oficial da unidade deverá acontecer em breve, com a expectativa da presença do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.

O Poupatempo local atenderá a população de Bariri e a de Itaju, com previsão de que serão realizados até 130 atendimentos por dia, entre presenciais e eletrônicos.

Neste início das atividades, o primeiro munícipe a receber atendimento no Poupatempo de Bariri foi  Egmar Modesto de Oliveira Júnior, que foi até o posto para a emissão da segunda via de seu RG. Segundo Egmar, o atendimento é bem rápido e simples.

“Para a retirada do documento serão 10 dias úteis, o que é um prazo bom para mim. Acho muito bom para a população de Bariri contar com uma agência do Poupatempo na cidade, pois são vários serviços em um único lugar. Não é mais preciso sair daqui e se locomover até outra cidade, como Jaú ou Bauru. Realmente, poupa o tempo. Quero parabenizar a todos pela iniciativa de instalar o Poupatempo na cidade, afinal a população ganha muito com isso”, disse Egmar.

Na ocasião, outros munícipes também estiveram no local para receber atendimento e conhecer a nova unidade. Estiveram presentes ainda o prefeito de Bariri, Abelardo Maurício Simões Filho, o vice-prefeito, Fernando Foloni, o vereador Evandro Folieni, a presidente do Fundo Social de Solidariedade - FUSS e primeira-dama, Anai Simões, bem como o diretor de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Luis Eduardo Benatti.

Para Abelardinho, a instalação de uma agência do Poupatempo em Bariri é um presente para a população que tanto merece. “Lembramos que nosso Poupatempo atenderá também os moradores do município de Itaju. Hoje tivemos o primeiro atendimento na unidade, que está muito bonita e toda a população está convidada para vir conhecer . A partir de hoje, 8 de março, já é possível agendar os atendimentos, não só pelo celular e computador, como também presencialmente aqui na agência”, informa o prefeito.

No Poupatempo são oferecidos serviços que dependem da presença do cidadão para serem concluídos, como a solicitação de RG, primeira via e alteração de dados cadastrais da CNH, mudança na característica ou transferência interestadual de veículo, entre outros.

Já nos canais eletrônicos são cerca de 260 serviços disponíveis, no portal www.poupatempo.sp.gov.br, no aplicativo Poupatempo Digital, nos totens de autoatendimento e no assistente virtual, o P, no WhatsApp, pelo número (11) 95220-2974. Entre as opções estão: renovação de CNH, licenciamento de veículos, consulta de IPVA, Carteira de Trabalho Digital, Seguro-desemprego, Atestado de Antecedentes Criminais e acesso à carteira digital de vacinação contra a Covid-19, por exemplo.

Poupatempo
Implantado em 1997 para facilitar o acesso aos serviços públicos no Estado de São Paulo, o Poupatempo se modernizou nas duas últimas décadas e, além de expandir as unidades físicas e totens de autoatendimento, agora também está na casa das pessoas, na palma da mão, seja pelo aplicativo Poupatempo Digital ou no portal, com 260 serviços eletrônicos, que podem ser feitos 24 horas por dia, onde e quando o usuário quiser.

Em 2020, um novo modelo de Poupatempo começou a ser implantado, com unidades mais compactas em cidades de menor porte, em parceria com os municípios, como é o caso de Bariri .

Além disso, os atendimentos do Detran.SP passaram a ser integrados ao Poupatempo, unificando os serviços mais solicitados pelos cidadãos em um único local, com a expertise do atendimento de excelência do Programa, reconhecido oito vezes consecutivas como o “Melhor de São Paulo”, em pesquisa Datafolha. Em 2021, pesquisa de satisfação realizada com os usuários apontou 98% de aprovação.

A ampliação e aprimoramento do atendimento presencial ou remoto são premissas do Poupatempo. Para quem tem dúvidas sobre como realizar os processos de forma on-line, o portal oferece cartilhas com o passo a passo dos serviços mais solicitados. Também no site e no canal do Poupatempo no Youtube, são disponibilizados vídeos tutoriais.

Atualmente, todas as unidades em funcionamento contam com totens, que oferecem a possibilidade de autoatendimento, incluindo o pagamento de taxas, via cartão de débito. Documentos, como segunda via do RG ou da CNH, podem ser solicitados pelos equipamentos e serão recebidos em casa, pelos Correios.

Serviço:
Poupatempo de Bariri