01 MAR 2023
GABINETE
Bariri inaugura sede do Projeto Estadual “Cozinhalimento”
Foto Noticia Principal Grande
Em Bariri, o  Cozinhalimento é uma realização do Fundo Social de Solidariedade junto à Diretoria de Ação Social (Fotos: Silvana Paiva)

O Projeto Cozinhalimento é uma realização do Fundo Social
de Solidariedade junto à Diretoria de Ação Social.

A Prefeitura de Bariri, por meio da parceria entre a Secretaria de Agricultura de SP e o Fundo Social de São Paulo (FUSSP), inaugurou na última segunda-feira (27), a sede do Projeto Estadual “Cozinhalimento” no município.

O Projeto Estadual Cozinhalimento promove a instalação de cozinhas profissionais para capacitação de agentes multiplicadores das ações de segurança alimentar e nutricional sustentável e de incentivo à geração de renda. Cozinhas industrias completas são destinadas aos municípios paulistas, em parceria visando fortalecer, entre outros, os cursos profissionalizantes. Em Bariri, o  Cozinhalimento é uma realização do Fundo Social de Solidariedade junto à Diretoria de Ação Social.

Estiveram presentes na cerimônia de entrega da sede do projeto, o prefeito de Bariri, Abelardo Maurício Simões Filho, o vice-prefeito, Fernando Foloni, o chefe de Gabinete, Paulo Grigolin, o vereador Luis Renato Protti “Escadinha”, a representante do Subsecretário de Abastecimento e Segurança Alimentar Celso Matsuda, Elaine  Zangheri, o representante do deputado estadual e ex- secretário de Agricultura e Abastecimento Itamar Borges, Kiko Danieletto, a primeira-dama e presidente do FUSS, Anai Simões, os diretores municipais Márcio Nascimento (Obras e Meio Ambiente), Irene Chagas (Saúde), Suzane Dinis (Ação Social), Stefani Borges (Educação, Cultura e Esporte), Fernanda Cavalheiro (Finanças), Luis Eduardo Benatti (Desenvolvimento Econômico e Turismo), Claudenir Rodrigues “Fredy” (Infraestrutura), a responsável pela Casa da Mulher, Luciana Bussi,  a coordenadora administrativa da Santa Casa de Bariri, Marina Prearo, o dentista e coordenador municipal  de Saúde, Fábio Zenni, o conselheiro tutelar Gilberto Vieira Camargo, o historiador e presidente do Museu Mário Fava,  José Augusto Barboza Cava, bem como servidores municipais.

Para o prefeito Abelardinho,  o Cozinhalimento é mais um sonho realizado para a cidade de Bariri. “Foi uma união de esforços para fazer acontecer este projeto. Desde o legislativo com o vereador Renato Escadinha, junto à chefia de Gabinete, e as diretorias de Obras e Social. O Cozinhalimento será muito significativo para a cidade, pois terá uso coletivo. Logo o Fundo Social trará vários cursos e assim será um braço a mais em nossa administração”, comunicou Abelardo.

Além do empenho das estâncias municipais, o prefeito Abelardo destacou o apoio nas esferas estadual e federal. “Um agradecimento especial aos deputados estaduais Itamar Borges e Jorge Caruso, bem como ao deputado federal, Baleia Rossi, que trouxeram essa melhoria ao município”, disse.

Representando a Secretaria de Agricultura e também o deputado estadual Itamar Borges, o assessor Kiko Danieletto recordou a entrega das novas instalações do Fundo Social de Solidariedade de Bariri há pouco mais de um mês. "Agora inauguramos a sede desse novo projeto em Bariri,  o Cozinhalimento. Até então, São Paulo possui quase  100 municípios contemplados com o projeto”.

Em seu discurso, Kiko também mencionou a criação do projeto em 2021, enquanto Itamar Borges ocupava o cargo de secretário de Agricultura e Abastecimento (SAA) de SP e Celso Matsuda era o coordenador da Codeagro/SAA (Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios).

“É estranho pensar que este projeto está dentro da Agricultura,  mas isso acontece pois o Cozinhalimento está ligado à alimentação e segurança alimentar. Junto à primeira-dama do estado, faz com que a população de uma cidade faça cursos de capacitação, inclusive para capacitar merendeiras. É um projeto social acima de tudo, porém também de segurança alimentar. Itamar Borges, enquanto secretário de Agricultura, olhou para Bariri com um carinho muito grande e muitos projetos vieram”,  pontuou Kiko.

Já representando o Subsecretário de Abastecimento e Segurança Alimentar, Celso Matsuda, a responsável pela vistoria das cozinhas, Elaine  Zangheri, reforçou que o intuito do Cozinhalimento é capacitar a população e assim produzir empreendedorismo e gerar renda. “A cozinha foi inaugurada e está aberta a toda população. Coloco nosso Departamento de Segurança Alimentar à disposição. Quero agradecer o empenho de todos e elogiar o prefeito Abelardo por esse espaço maravilhoso”, parabenizou.

A sede do Projeto Estadual "Cozinhalimento" em Bariri está localizada à Rua Camilo Resegue, 68, junto ao prédio do Fundo Social de Solidariedade e da Casa da Mulher.