16 FEV 2023
SOCIAL
Diretoria de Ação Social de Bariri promove palestra sobre Lei de Proteção de Dados
Foto Noticia Principal Grande
A atividade foi organizada pela Diretoria de Ação Social de Bariri, em parceria com a OAB e conduzida pela advogada Maria Cecília Salomé Marquezin (Fotos: Ação Social)

A advogada Maria Cecília Salomé Marquezin ministrou
a atividade sobre a lei que regula o tratamento de dados

A Prefeitura de Bariri realizou na última sexta-feira (10), uma palestra para a rede socioassistencial sobre a Lei Geral de Proteção de Dados, a LGPD.

A atividade foi organizada pela Diretoria de Ação Social de Bariri, em parceria com a OAB - Ordem dos Advogados do Brasil - da cidade, e conduzida pela advogada Maria Cecília Salomé Marquezin.

De forma prática, a palestrante apresentou conceitos, permissões e proibições previstas pela LGPD, que regulamenta o tratamento de dados pessoais.

A ação foi voltada a representantes de diferentes instituições da cidade, como Diretoria de Ação Social, CRAS, CREAS, Casa da Mulher, APAE, Centro de Promoção Social, Lar, Amor e Vida (LAV) e Lar Vicentino.

A palestrante, a advogada Maria Cecília Salomé Marquezin, tenho especialização em Direito Digital e Lei Geral de Proteção de Dados pela PUC/SP; atualmente ela é presidente da Comissão de Privacidade e Proteção de Dados e Encarregado pelo tratamento de dados pessoais - DPO - da OAB Bariri.

Além disso, ela atua nas áreas cível, família e sucessões, consumidor e direito digital. Maria Cecília é relatora no Tribunal de Ética e Disciplina da OAB em Bauru.

Dados Pessoais

No Dia Internacional da Privacidade de Dados, celebrado em 28 de janeiro, teve como destaque os cuidados necessários para evitar exposição de dados sensíveis e ataques ransomware

Nos últimos dois anos, o ransomware, antes considerado principalmente uma ameaça à segurança, evoluiu para um dos maiores desafios de privacidade de dados que as empresas continuam enfrentando. Hoje, táticas de extorsão duplas e triplas, ameaçando vender ou vazar dados confidenciais, são as apostas na mesa.

Confira três coisas que as organizações podem fazer para reduzir os riscos de privacidade de dado, tanto associados a ransomware como outras ameaças:

1. Organize e avalie seus dados. Entender quais tipos de dados você possui permite que você avalie seu valor e quem precisa acessá-los. Estes, por sua vez, informam onde deve ser armazenado e como o acesso é gerenciado. Limitar o acesso apenas àqueles que precisam limita a exposição em caso de ataque.

2. Tenha um plano de resposta multifuncional para estar preparado para responder a um ataque de ransomware que envolva dados confidenciais. Como parte disso, teste sua capacidade de colocar offline dispositivos de armazenamento comprometidos de forma rápida e automática para evitar que dados confidenciais sejam expostos.

3. Identifique, categorize e corrija os dados comprometidos. Com dados organizados e um plano de resposta em vigor, você estará preparado para identificar rapidamente quais dados, se houver, foram comprometidos durante um ataque para que você possa tomar decisões informadas sobre suas próximas etapas. Você poderá saber, por exemplo, se os malfeitores pegaram informações confidenciais de clientes ou simplesmente o cardápio do almoço da próxima semana para o refeitório.