25 NOV 2022
Saiba quais os grupos liberados para cada dose da vacina da Covid-19 em Bariri

A quarta dose para pessoas com 18 anos ou mais está liberada;
e também a primeira dose para os bebês a partir de seis meses.

A Diretoria de Saúde da Prefeitura Municipal informa que a quarta dose para pessoas com 18 anos ou mais está liberada em Bariri. Atualmente a vacinação ocorre às terças-feiras no Centro de Diagnose e às quintas-feiras no SOMA 2, das 7 às 15 horas.

Outra novidade: a primeira dose está liberada para os bebês a partir de seis meses.

Para se vacinar contra a Covid-19 basta comparecer a uma dessas duas unidades munido de CPF, RG e Cartão SUS. Também é preciso o comprovante da vacina caso já tenha se vacinado. Para as crianças, também é necessário a Caderneta de Vacinação Infantil.

O Centro de Diagnose está localizado à Rua Campos Sales, 602, na Vila Santa Terezinha. Já o SOMA 2, situa-se à Rua Orlando Belluzzo, 700, na Vila Santa Terezinha.

Em coletiva de imprensa realizada na quarta-feira (23), a diretora municipal de Saúde, Irene Chagas, informou que cerca de 17 mil baririenses não se vacinaram ou não retornaram para o completar o esquema vacinal. “Por isso, 1.259 doses foram retiradas de uso pois venceram. No entanto, não temos mais a quantidade de imunizantes disponível que tínhamos lá atrás. A vacina chega somente de terça e quinta-feira, sendo distribuída no Centro de Diagnose e no SOMA 2. Agora é preciso aguardar a liberação de mais vacinas pelo Governo do Estado. Assim, com maior número de vacinas, poderemos voltar ao ritmo anterior”, informou Irene.

Confira os grupos liberados para cada dose da vacina da Covid-19:

- 1ª dose: Crianças a partir de 6 meses;
- 2ª dose: Todos que tomaram a 1ª dose há pelo menos 8 semanas;
- 3ª dose: Todos que tomaram a 2ª dose há pelo menos 4 meses;
- 4ª dose: Maiores de 18 anos com intervalo mínimo de 4 meses após a 3ª dose.

A diretora de Saúde, alerta que a desinformação é uma das mais sérias ameaças à saúde pública e é ainda mais prejudicial quando alimenta dúvidas sobre a vacinação. “Nunca é demais reforçar que a vacinação é uma das principais formas de proteção contra inúmeras doenças, também no caso da Covid-19”, destaca Irene.