28º Previsão para hoje (29 de março) 29 de março
22 NOV 2022
Saúde de Bariri atende 86 pacientes em mutirão de exame de espirometria
Foto Noticia Principal Grande
O procedimento teve como público-alvo pessoas com sintomas de doença pulmonar obstrutiva crônica (Fotos: Saúde)

O procedimento teve como público-alvo pessoas
com sintomas de doença pulmonar obstrutiva crônica

A Diretoria de Saúde da Prefeitura de Bariri realizou, entre os dias 16 e 18 de novembro, um mutirão de exame de espirometria. Foram atendidos 86 pacientes a partir de cadastro realizado em julho.

O procedimento ocorreu no PSF2, localizado no Núcleo Habitacional Domingos Aquilante, e teve como público-alvo pessoas com sintomas de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).

A doença é marcada pela obstrução da passagem do ar pelos pulmões, provocada geralmente pela fumaça do cigarro ou de outros compostos nocivos.

O tabagismo é o principal fator de risco para DPOC e sua origem é fortemente ligada ao efeito da fumaça de cigarro nos pulmões, havendo relação da quantidade e do tempo de tabagismo com a gravidade da doença. Normalmente seu início é lento, mas pode evoluir de modo mais rápido levando a incapacidade por insuficiência respiratória e óbito. Outros tipos de fumo como o cachimbo, narguilé, maconha e a exposição passiva também contribuem para causar e piorar a doença. A poluição ambiental, a queima de biomassa como as queimadas de lavouras e uso de lenha para cozinhar, como o fogão a lenha, entram também neste grupo.

Entre os sintomas estão: tosse constante com produção de catarro; respiração rápida e ofegante; sensação de ruído e chiado no peito do peito a respirar; pigarro; falta de ar durante esforços; produção de catarro principalmente de manhã; cansaço;perda de peso; dor de cabeça e inchaço nos tornozelos, pernas e pés

Embora a DPOC não tenha cura, os tratamentos disponíveis atuam retardando a progressão da doença, controlando os sintomas e reduzindo as complicações. É fundamental consultar um médico pneumologista para diagnóstico e tratamento adequados. A fisioterapia e os exercícios físicos com orientação profissional adequada de um fisioterapeuta também são aliados do paciente.

.