26 SET 2022
Bariri se beneficiará com usina móvel para tratamento de resíduos sólidos
Foto Noticia Principal Grande
Município integra consórcio Tietê-Paraná e se beneficiará de investimento de R$ 1,6 milhão em prol do meio ambiente (Fotos: Gabinete)

Município integra consórcio Tietê-Paraná e se beneficiará
de investimento de R$ 1,6 milhão em prol do meio ambiente

Bariri está entre as 31 cidades que compõem o Consórcio Intermunicipal dos Vales dos Rios Tietê e Paraná (CITP) e que se beneficiarão com a aquisição de uma usina móvel de resíduos da construção civil.

O prefeito Abelardo Maurício Simões Filho participou da entrega do equipamento móvel avaliado em R$ 1,6 milhão, em cerimônia que aconteceu no último dia 21, no município de Jaú, com a presença de prefeitos de outros municípios beneficiados.

“Com a iniciativa do Consórcio, as 31 cidades da região de Jaú irão solucionar por completo a problemática do entulho gerado na região administrativa da entidade municipalista. A Usina vem sobre uma unidade rodante que é rebocada por um caminhão - cavalo mecânico, tem poder de britagem de 100 toneladas/hora e o produto tratado irá para manutenção das estradas rurais dos municípios consorciados, como no caso da nossa Bariri”, informa o prefeito Abelardo.

O prefeito relata ainda a aquisição faz parte de um amplo Projeto Ambiental em que, além de tratar os resíduos, também terá a parte de conscientização ambiental com a exibição de sessões de cinema voltadas a preservação do meio ambiente para os alunos das escolas dos municípios do Consórcio, isso tudo adaptado na usina e realizado em praça pública de cada município por onde passar.

Esse tipo de resíduo provoca um grande impacto ao meio ambiente e à sociedade quando não é destinado de forma correta. De acordo com a informação da Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição (Abrecon), no Brasil, é possível reciclar 98% dos resíduos da construção civil, porém apenas 21% são reciclados.

Para mudar esse cenário na região, o prefeito Abelardo adianta que, ainda em novembro deste ano, os municípios consorciados irão receber uma segunda usina móvel. “Teremos mais uma conquista que irá beneficiar em muito nosso meio ambiente. O governo do estado mais enviar outra usina móvel no valor de R$ 3, 2 milhões. Lembrando que esta primeira usina foi adquirida através de recurso de emenda parlamentar”, esclarece o prefeito.

O Consórcio Intermunicipal dos Vales dos Rios Tietê Paraná - CITP, com sede na cidade de Jaú conta com 31 municípios consorciados: Andradina, Bariri, Barra Bonita, Bocaina, Buritama, Brotas, Conchas, Dois Córregos, Iacanga, Igaraçu do Tietê, Itaju, Itapuí, Itatinga, Jaú, Laranjal Paulista, Lençóis Paulista, Mendonça, Mococa, Monte Alto, Mineiros do Tietê, Macatuba, Mirassol, Pardinho, Pederneiras, Pirajuí, Promissão, Piracicaba, Reginópolis, Sabino, Salto, São Manoel e Torrinha.