23 SET 2022
Alunos da Escola Eurico plantam árvores com auxílio do Setor de Meio Ambiente
Foto Noticia Principal Grande
Alunos da EMEF Profº Eurico Acçolini, com o auxílio de membros do Setor de Meio Ambiente da Prefeitura de Bariri, realizam o plantio de duas mudas de árvores no pátio da escola

As espécies plantadas no pátio da escola foram Pau-Brasil e Ipê-Amarelo

Em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado neste dia 21 de setembro, alunos da EMEF Profº Eurico Acçolini, com o auxílio de membros do Setor de Meio Ambiente da Prefeitura de Bariri, realizam o plantio de duas mudas de árvores no pátio da escola. As espécies escolhidas foram Pau-Brasil e Ipê-Amarelo.

O diretor de Obras e Meio Ambiente, Márcio Nascimento, esclarece que a escolha dessa duas espécies ocorreu como forma de estimular o plantio de árvores nativas do Brasil. “As mudas foram produzidas no viveiro do Setor de Meio Ambiente da Prefeitura e que são destinadas para atividades como essa, para valorizar nossas espécies nativas”, afirma o diretor.

Márcio relata que o Pau-Braisl é a árvore símbolo do Brasil, nome que deriva da cor da resina vermelha contida na sua madeira.  A palavra “brasil”, deriva de “brasa”, em referência à cor vermelha do tronco da árvore associada ao fogo.

Da madeira do Pau-Brasil, se obtém um corante avermelhado que por muitos anos foi usado pelos europeus na pigmentação de tecidos de luxo, por esse motivo os colonizadores portugueses extraíam a árvore do Brasil.

“Hoje, a madeira do Pau-Brasil é utilizada na fabricação de arcos para violinos e violoncelos, porém a espécie está na lista do IBAMA como ameaçada de extinção”, disse o diretor.

Já o Ipê, é a denominação de uma grande variedade de espécies do gênero Tabebuia e Handroanthus, sinônimos e ambos da família Bignoniaceae. É muito conhecido por sua beleza, exuberância das flores e ampla distribuição em todas as regiões do Brasil.

Os ipês são caducifólias, ou seja, perdem todas as folhas que são substituídas por cachos de flores de cores intensas. “São árvores de grande porte que gostam de calor e sol pleno”, orienta o diretor de Obras e Meio Ambiente, Márcio Nascimento
.