22 SET 2022
Defesa Civil informa que Primavera começa neste dia 22 com chuva e frio

Na sexta-feira, dia 23, Bariri tem previsão
de mínima de 12ºC e máxima de 24ºC.

Começa nesta quinta-feira (22), às 22h04, a primavera no Hemisfério Sul, estação que vai até o início da noite de 21 de dezembro. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o período reflete uma transição entre as estações seca e chuvosa na área central do Brasil, assim como o início do transporte de umidade vinda da Amazônia.

A Defesa Civil de Bariri alerta a população para a chegada de uma onda de frio que atingirá o estado de São Paulo a partir das primeiras horas desta sexta-feira, 23, permanecendo este cenário até domingo, 25. Segundo dados do Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE), uma massa de ar frio deve avançar por São Paulo derrubando as temperaturas.

A Defesa Civil de Bariri esclarece ainda que a chuva já registrada na noite desta quarta-feira e no decorrer desta quinta, já faz jus ao início da Primavera. A estação é marcada por pancadas de chuvas isoladas e de pouca duração, geralmente acompanhadas de vento e trovoadas.

Com a chuva, a temperatura diminui levemente, ficando entre 18° e 25° hoje. Na sexta-feira, dia 23, Bariri tem tempo aberto com previsão de mínima de 12ºC e máxima de 24ºC.

No sábado, dia 24, os termômetros registram entre 11º e 27ºC com sol o dia todo e, no domingo, dia 25, a temperatura fica entre os 13º e 29ºC, com previsão de pancadas de chuva no decorrer do dia.

Orientações à população

A queda abrupta de temperatura intensifica a sensação de frio, aumentando o risco de incidentes e danos à saúde. Crianças e idosos são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio. Mantenha-os agasalhados.

Em virtude das doenças oportunistas que incidem mais no período do frio (gripe, resfriado, pneumonia e meningite) é essencial tomar medidas simples como evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além de higienizar frequentemente as mãos.

Para obter mais orientações sobre o que fazer antes, durante e depois ao período de baixas temperaturas e, também, os demais tipos de desastres, a Defesa Civil mantém o aplicativo "Alerta SP", disponível para download nos sistemas Android e IOS.