21 SET 2022
Programa “Sorria para Vida Bariri” realiza ação no Lar Vicentino

Haverá troca de próteses inadequadas, quebradas ou
mal adaptadas, assim como orientação e treinamento dos cuidadores

O Programa Sorria para Vida Bariri, elaborado pela Diretoria de Saúde, por meio da Coordenação de Saúde Bucal, prepara uma ação com os cirurgiões dentistas da rede pública municipal no Lar Vicentino Bariri, nesta quinta-feira, dia 22 de setembro.

A visita será realizada pelos dentistas Karita Pomponi e Mozart Marciano, com o intuito de melhorar a qualidade de saúde bucal dos internos da instituição.

De acordo com a coordenadora de Saúde Bucal do município, Karita Pomponi, haverá troca de próteses inadequadas, quebradas ou mal adaptadas. Serão feitos ainda orientação e treinamento dos cuidadores que trabalham no Lar, a fim de ajudar os abrigados a terem uma higiene bucal mais criteriosa observando os cuidados adequados de limpeza com as próteses móveis que fazem uso no dia a dia.

“A equipe visitará o Lar Vicentino e realizará exame clínico individual nos idosos, fazendo uma avaliação da necessidade de tratamento de cada um. O paciente que necessitar de tratamento clínico será encaminhado ao Centro de Especialidades Odontológicas - CEO, para que seja realizado tratamento com troca de restaurações quebradas, remoção de cárie, tratamento periodontal, realização de exodontias para posterior confecção de próteses novas”, explica Karita.

A dentista também informa que os pacientes que já fazem uso de próteses e essas estão com uso insatisfatório, também serão encaminhados para o CEO para que estas sejam trocadas por novas. Da mesma forma, serão encaminhados ao local os que precisam e ainda não possuam a prótese, para que assim sejam feitas. “Queremos devolver plenitude de mastigação e de qualidade de vida a esse grupo de pessoas”, completa Karita.

A coordenadora de Saúde Bucal também informa que, durante a visita, será realizado exame de prevenção ao câncer de boca, uma vez há uma grande quantidade de moradores do Lar que fazem ou fizeram uso prolongado de tabaco e também ingestão de bebida alcoólica ao longo da vida. “Muitos deles também trabalharam, por longo período, em atividades de exposição ao sol sem proteção, fatores que aumentam as chances de tumores na região da cavidade oral”, esclarece a coordenadora Karita.

Para completar, Karita recorda que a população brasileira está envelhecendo e o crescimento do número de idosos exige mudanças culturais quanto aos cuidados com a saúde.

“É preciso respeitar e valorizar o idoso. Problemas de saúde bucal, muitas vezes, irão interferir desde na boa nutrição, na fonética e até mesmo em doenças do trato digestivo, assim como podem estar diminuindo o prazer de uma vida social ativa”, reforça a dentista.