14 SET 2022
Lançamento do 1º Projeto Cidade Mirim acontece no Jardim dos Morros, dia 19

Até o dia 23 de setembro, será desenvolvido o 1º Projeto Cidade Mirim com mais de 400 alunos do

Com a meta de educar as crianças para uma cidade com um trânsito mais seguro, a Prefeitura de Bariri, por meio do Setor de Trânsito, em parceria com a Polícia Militar do Estado de São Paulo, realizará no dia 19 de setembro o lançamento do 1º Projeto Cidade Mirim.

Inicialmente, na segunda-feira, às 8 horas, na praça Dr. Baltazar Azevedo, conhecida como Jardim dos Morro, acontecerá a cerimônia de lançamento do 1º Projeto Cidade Mirim, com a presença do prefeito de Bariri, Abelardo Maurício Simões Filho, o comandante da 3ª Companhia da Polícia Militar, capitão Alexandre Magno Urbano, e autoridades do município.

Depois, até a sexta-feira, dia 23 de setembro, também no Jardim dos Morros, será desenvolvido o 1º Projeto Cidade Mirim com mais de 400 alunos do 2º ano do ensino fundamental de Bariri, como parte da  Semana Nacional do Trânsito, realizada anualmente entre 18 e 25 de setembro.

A praça Dr. Baltazar Azevedo, ou Jardim dos Morros, fica localizada no cruzamento da Rua Prudente de Moraes com a Avenida Tenente Peliciote. O local já dispõe de uma estrutura ampla, com árvores e calçadas que se cruzam.

De acordo com o chefe do Setor de Trânsito, Raul Bolini, com o apoio de empresários da cidade, o local recebeu faixas de pedestre, semáforo, placas de pintura de vagas especiais, pintura de solo e parada obrigatória. “Teremos até um veículo real para ensinar na prática a correta utilização do cinto de segurança, bem como dos assentos destinados para a criança conforme tamanho e idade, deixando bem próximo da realidade”, adianta Raul.

De forma dinâmica e divertida, as crianças apreenderão a respeitar as leis e transitar de forma segura e responsável. “Em todo percurso as crianças serão acompanhadas e orientadas por instrutores quanto às regras do trânsito”, informa.

O objetivo do projeto é integrar as crianças na sociedade através de brincadeiras, atividades e diversão, fazendo com consigam se identificar com o seu papel de cidadão, adquirindo conhecimentos sobre seus direitos e deveres, com respeito às regras e normas do trânsito, agindo como um agente fiscalizador e multiplicador dos conhecimentos adquiridos.

“Serão usados carrinhos simples de papelão,  os quais as crianças irão conduzir pelas ‘ruas’, enquanto outras encenarão como pedestres e agentes fiscalizadores”, completa Raul.