05 SET 2022
Raízes prejudicam imóvel urbano e árvore precisa ser erradicada

As raízes da árvore cresceram para dentro de uma
residência que fica próxima ao Velório Municipal.

Uma árvore localizada na Avenida da Saudade, ao lado Velório Municipal, deverá ser erradicada pela Prefeitura de Bariri nesta semana.

Ocorre que a árvore, de uma espécie exótica de grande porte e conhecida popularmente por Flamboyant, está causando danos à estrutura física de uma residência. As raízes da árvore cresceram para dentro de uma casa que fica próxima ao local e provocou danificações à estrutura do imóvel, o que levou o Setor de Meio Ambiente da Prefeitura de Bariri decidir pela erradicação da árvore.

O chefe do Setor de Meio Ambiente da Prefeitura, Sincler Policarpo, explica que, além dos danos ao imóvel, as raízes trincaram o muro da casa e o calçamento público. “Portanto, a árvore será erradicada, o calçamento será refeito e uma nova árvore adequada ao local será plantada”, afirma.

Ele reforça que, a princípio a árvore está sadia, porém por ser uma espécie de grande porte e em razão das avarias no imóvel, no muro e no calçamento público, será feita erradicação e substituição da árvore. “Faremos a manutenção no local, com a retirada das raízes e dos troncos e posterior plantio de outra espécie”, diz.

Sincler esclarece que, para se decidir pela erradicação da espécie, foi feita uma avaliação das danificações pelos técnicos da Prefeitura de Bariri, pelo Corpo de Bombeiros e pela Defesa Civil de Bariri. “Solicitamos a compreensão de toda a população, porém arrancar a árvore é algo que se faz necessário, em razão das condições de destruição observadas no local”, finaliza.