22 AGO 2022
CREAS de Bariri promove a Semana da Visibilidade

Um levantamento feito por pesquisadores da Universidade Federal de
Minas Gerais aponta que a população de rua cresceu no Brasil, em 2022

Até o próximo dia 26, sexta-feira, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS de Bariri promove a Semana da Visibilidade.

As ações são em celebração ao Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, comemorado no último dia 19.

A data é em memória ao acontecimento conhecido como “Massacre da Sé”, em 2004, quando sete pessoas foram assassinadas e oito ficaram gravemente feridas enquanto dormiam na região da Praça da Sé, na capital paulista. O acontecimento desencadeou o início da mobilização de grupos da população em situação de rua em uma contínua luta pela garantia de direitos.

Visando proporcionar uma reflexão a respeito da pessoa em situação de rua, se ela escolheu estar nessa condição, o CREAS promove, então, a Semana da Visibilidade em Bariri.

A Política Nacional para a População em Situação de Rua - Decreto nº 7053/2009 - considera população em situação de rua o grupo populacional heterogêneo que possui em comum a Pobreza extrema, os vínculos familiares interrompidos ou fragilizados e a inexistência de moradia convencional regular, e que utiliza os logradouros públicos e as áreas degradadas como espaço de moradia e de sustento, de forma temporária ou permanente, bem como as unidades de acolhimento para pernoite temporário ou como moradia provisória.

De acordo com reportagem publicada pelo g1 - Jornal Hoje, um levantamento feito por pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais aponta que a população de rua cresceu no Brasil, em 2022.  “Os dados foram retirados do Cadastro Único Para Programas Sociais, banco de dados do governo federal que é alimentado pelas prefeituras, sendo que 68% das pessoas em situação de rua são negras, 87% homens, a maioria com idades entre 18 a 59 anos, com o ensino fundamental incompleto", aponta a reportagem.

O texto da reportagem está disponível em: